Desembargador do TJBA Jatahy Fonseca Júnior impõe dura derrota a grupo de Mário Hirs

Presidente em exercício do TJBA, desembargador Jatahy Fonseca Júnior recebe homenagem da Irmandade do Senhor do Bomfim.
Presidente em exercício do TJBA, desembargador Jatahy Fonseca Júnior recebe homenagem da Irmandade do Senhor do Bomfim.

O desembargador Edmilson Jatahy Fonseca Júnior derrotou o colega Mário Alberto Hirs na disputa pela indicação como juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral (TRE). A eleição ocorreu na manhã de hoje (18/11/2016), através de votação do pleno do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).  Jatahy Fonseca obteve 31 votos dos desembargadores, contra 25 de Alberto Hirs. Atual presidente do TRE, Hirs buscava a recondução.

Após a divulgação do resultado, o desembargador eleito afirmou que a sua atuação no TRE “será pautada no esforço de fazer valer, com muita dignidade, com muita retidão, com muita firmeza de caráter, cada um dos 31 votos que recebi”.

Seguindo a tradição, Jatahy Fonseca deve ser escolhido presidente da Corte Eleitoral ao tomar posse, em janeiro de 2017, como membro do colegiado em substituição ao colega.

Ação no CNJ

O resultado da eleição foi interpretado como um enfraquecimento do grupo liderado por Hirs, que exerceu forte controle sobre o Tribunal de Justiça até o ano passado e cuja atuação no TRE era respeitada pelos colegas.

Encontra-se em pauta do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) processo disciplinar contra Mario Hirs, que deverá ser julgado ainda em 2016, levando em consideração a agilidade da Ministra Carmem Lúcia na condução do Supremo Tribunal Federal e do CNJ.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10723 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.