Bahia Território Esportivo expandirá clima olímpico para cinco cidades

Sudesb Apresenta Projeto Bahia Território Esportivo.
Sudesb Apresenta Projeto Bahia Território Esportivo.
Sudesb Apresenta Projeto Bahia Território Esportivo.
Sudesb Apresenta Projeto Bahia Território Esportivo.

O clima olímpico vivenciado no Brasil até setembro deste ano, quando se encerraram os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, chegará a cinco municípios baianos através de atividades teóricas e práticas de experimentação de oito modalidades esportivas. Isso será possível graças ao Projeto Bahia Território Esportivo, lançado nesta terça-feira (22/11/2016), na Tribuna de Honra do Estádio de Pituaçu, em Salvador, que prevê a inclusão social através do esporte. Além da capital baiana, os municípios de Vitória da Conquista, Itabuna, Camaçari e Juazeiro serão contemplados.

“É muito importante aproximar as pessoas do esporte. Vamos poder incluir pessoas que assistiram da TV e não tiveram a oportunidade de participar de nenhum evento das Olimpíadas. O esporte educa e proporciona inclusão social”, afirmou o diretor geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Elias Dourado.

As atividades práticas de judô, luta olímpica, atletismo, tênis de mesa, basquete, handebol, boxe e badminton serão realizadas em vinte escolas de cada município escolhido e em Arenas Multiesportivas, construídas em espaços públicos nas cidades. A expectativa é que o projeto atenda 22 mil pessoas até o dia 23 de dezembro. De acordo com a vice-diretora da Escola Municipal Anfrísica Santigo, no bairro do Cabula, Roseli Maria da Silva, a aproximação de estudantes com esporte é uma oportunidade de melhorar a capacidade de aprendizagem em ambiente escolar.

“O esporte potencializa a capacidade cognitiva, portanto, as atividades esportivas acrescentam bastante para o estudante. Eles ficam mais concentrados e disciplinados e isso é fundamental para aprender mais”, explicou a educadora.

O Projeto Bahia Território Esportivo é promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por meio da Superintendência dos Desportos da Bahia (Sudesb). As atividades nas escolas de Salvador foram iniciadas na última segunda-feira (21). Já na Arena Multiesportiva, que ficará localizada na praça do Parque Costa Azul, a ação começam na quinta-feira (24).

Programação

Salvador: de 21/11 a 26/11, das 9h às 17h.

Vitória da Conquista: de 27/11 a 03/12, das 9h às 17h.

Itabuna: de 04/12 a 09/12, das 9h às 17h.

Camaçari: de 10/12 a 16/12, das 9h às 17h.

Juazeiro: de 17/12 a 23/12, das 9h às 17h.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.