

Na sessão plenária ordinária do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) realizada nesta sexta-feira (21/10/2016), por iniciativa do desembargador Baltazar Miranda Saraiva, o pleno do Tribunal aprovou Moção de Pesar em memória do escritor e filantropo Claudelino Monteiro da Silva Miranda.
Claudelino Miranda faleceu na terça-feira (18/10/2016) em Salvador. Durante a trajetória de vida foi autor das obras ‘No calor da amizade’ e ‘Do lado esquerdo do peito’, fundou a entidade filantrópica Associação dos Amigos de Claudelino Miranda (AMANDA) e atuou como assessor do ex-governador baiano e ex-embaixador do Brasil nos Estados Unidos Juracy Magalhães.
Homenagem póstuma
No texto da Moção, o desembargador Baltazar Miranda Saraiva destaca aspectos da biografia de Claudelino Miranda:
— Nascido em 22 de junho de 1927, Claudelino teve uma vida pautada em servir ao próximo, de preferência os mais necessitados. Durante sua longa e profícua existência ensinou que, diante das dificuldades, a resposta deve ser sempre um sorriso.
— Devoto do Senhor do Bonfim e Venerável Mestre da Bahia, jamais pertenceu a si próprio ou mesmo, isoladamente, à sua família. Pertencia aos amigos, que moravam “Do Lado Esquerdo do Peito”, onde também residia o seu coração.
— Claudelino foi tudo na vida: relações públicas, jornalista, político sem mandato, guia turístico, sacerdote sem batina e ainda, com toda certeza, um anjo, cuja vida multiforme foi acompanhada de imenso sentimento religioso.
Baixe