Salvador: Ana Mametto canta ‘O Mar de Caymmi e Vinícius’ no Teatro da Cidade

Cantora Ana Mametto.
Cantora Ana Mametto.
Cantora Ana Mametto.
Cantora Ana Mametto.

Projeto especial da Mametto, “O Mar de Caymmi e Vinícius”, é apresentado em sessões únicas nos dias 28 e 29 de outubro de 2016, no Teatro da Cidade. O espetáculo musical “O Mar de Caymmi e Vinícius”, projeto especial da Mametto, volta a cartaz em Salvador. Concebido durante a celebração do centenário desses dois ícones da música popular brasileira, esse projeto traz ao público uma apresentação que expõe artisticamente elementos marcantes na obra desses dois: a música, a poesia… e o mar! Mar da Bahia, uma constante na vida musical de Caymmi e eternizado nas suas canções, e o mar da poesia de Vinícius de Moraes, carioca que tanto homenageou essa terra através de muitas das suas músicas, tão carregadas de sincretismo e cultura afrobrasileira.

As imagens musicais cantadas e escritas por eles ganham forma no show “O Mar de Caymmi e Vinícius”, que entra em cartaz novamente, dessa vez no Teatro da Cidade, após temporadas de sucesso em na Caixa Cultural Salvador, no Espaço Cultural Barroquinha, no Teatro Jorge Amado e no Café Teatro Rubi. Este projeto foi escolhido, especialmente, para oferecer mais uma opção de cultura à cidade. No palco, o público verá uma Mametto mergulhada no universo musical de Dorival Caymmi Vinícius de Moraes.

“O Mar de Caymmi e Vinícius” exalta o mar e a Bahia, com canções marcantes da obra dos artistas como “Tarde em Itapoã”, “Canto de Ossanha”, “Milagre”, “É Doce Morrer no Mar”, entre outras. A homenagem valoriza suas vidas e obras, ao mesmo tempo em que agrega novas sonoridades às suas composições. O show com formato intimista conta com a interpretação de Ana Mametto e direção musical do espetáculo de Yacoce Simões, que além dos arranjos, assume também o piano. No palco, eles são acompanhados pelos músicos Luciano Calazans, no baixo acústico, e Robinson Cunha, na bateria.

Cantar “O Mar de Caymmi e Vinícius” é alimentar o coração, é sentir o cheiro doce da Bahia. Cada verso de suas canções me leva pro mar, como o vento leva a jangada, me deixando assim à flor da alma, resume Ana Mametto. Neste show, Ana canta e conta histórias curiosas sobre a vida e a obra de Vinícius e Dorival, além de reler canções de compositores contemporâneos e parceiros deles, como Jorge Amado, Baden Powell e Toquinho. Constam também no repertório canções de verdadeiros discípulos baianos da poesias desses grandes mestres: Gerônimo, Saul Barbosa e Jorge Portugal.

Ana Mametto

Mametto significa “mãe de todos” em dialeto angolano. Seu nome artístico foi dado por Mateus Aleluia, membro do célebre grupo vocal brasileiro de raízes africanas “Os Tincoãs”, quando juntos viajaram pela Espanha e participaram do filme “ElMilagro de Candeal”, do cineasta Fernando Trueba.

Cantora de voz marcante e performance vibrante, no seu projeto musical mistura a cultura popular brasileira ao universo pop mundial, mesclando a força dos tambores e ritmos da Bahia a conteúdos musicais diversos, obtendo novas sonoridades através desta fusão.

Artista de vasta experiência internacional, já colaborou em projetos musicais com Carlos Santana, Scorpions, Will I Am, Sérgio Mendes, Carlinhos Brown, Daniela Mercury, entre muitos outros artistas.

Gravou em Janeiro de 2009 seu primeiro vídeo promocional, estreando para o grande público em 2010, no Pelourinho, em Salvador, Bahia, com o projeto “Tudo vira Som”, numa série de shows que se tornaram sucesso de público e crítica, em apresentações que contaram com a participação de grandes artistas. Desde então, tem feito parte ativamente do cenário musical brasileiro, apresentando-se no Brasil e no exterior para grandes plateias.

Agenda

Quando: 28 e 29 de outubro de 2016, às 20h

Onde: Teatro da Cidade | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111213 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]