Salvador: ‘A Sagração da Primavera’ será apresentada no Teatro Castro Alves

Cartaz anuncia 'A Sagração Primavera'.
Cartaz anuncia 'A Sagração Primavera'.
Cartaz anuncia 'A Sagração Primavera'.
Cartaz anuncia ‘A Sagração Primavera’.

No próximo fim de semana 15 e 16 de outubro de 2016 os músicos da Orquestra Juvenil da Bahia e os dançarinos da Escola de Dança da FUNCEB, as duas grandes ações em arte-educação do Governo do Estado da Bahia, apresentam o balé A Sagração da Primavera no Teatro Castro Alves, às 20h (sábado) e 19h (domingo). Também pela primeira vez, a obra será realizada com música ao vivo e balé em Salvador, por uma orquestra baiana.

A coreografia é do argentino Oscar Araiz e a direção de remontagem é de Anna Paula Drehmer (assistente de coreografia do Balé TCA). A regência fica a cargo de Ricardo Castro. Os ingressos para o espetáculo serão vendidos a partir de hoje (11 de outubro) a preços populares: R$ 4 e R$2) e podem ser adquiridos na bilheteria do TCA, nos SAC’s dos shoppings Bela Vista e Barra e no site da Ingresso Rápido.

“A Sagração da Primavera é uma obra chave do século XX, que mudou o conceito da dança, da composição e quebrou muitas barreiras mentais. É uma obra de difícil execução, tanto do ponto de vista da dança como da música. As juventudes da Bahia serão protagonistas de uma ação cultural de grande complexidade. Para o NEOJIBA, este espetáculo abre outras possibilidades de interação com outros projetos e linguagens artísticas”, acredita o maestro Ricardo Castro, fundador do programa.

De acordo com Fernanda Tourinho, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), “este encontro das duas escolas de arte mantidas pelo Governo do Estado da Bahia é pura metáfora e poesia: a celebração da Primavera da vida, para a juventude que vive a aprende música a dança, experimentando um novo caminho em direção ao futuro”. Segundo a gestora, a participação da Escola de Dança no espetáculo é fruto do excelente trabalho ali construído ao longo de seus 32 anos.

Na sexta (14), às 15h30 os integrantes de alguns dos Núcleos de Prática Orquestral e Coral do NEOJIBA, alunos da Escola de Dança da Funceb e de escolas públicas do entorno irão participar do último ensaio geral do espetáculo no TCA. Desde o dia 5 de outubro, as crianças, adolescentes e jovens dos Núcleos do programa estão sendo apresentados a esta obra, através de atividades pedagógicas que envolvem exibição de vídeo, produção de desenhos e discussões para a sua contextualização.

Sobre a Obra – A Sagração da Primavera é uma composição criada pelo russo Igor Stravinski para a companhia de Sergei Diaghilev, Os Ballets Russes. A obra apresenta quadros da Rússia pagã em duas partes. A estética da partitura marcou uma quebra na história da música europeia, com suas dissonâncias, sua estrutura rítmica percussiva e o trabalho com os timbres. A coreografia original do russo VaslavNijinski também rompeu com o classicismo. No livro Crónicas da minha vida, Stravinski escreveu que a inspiração para a obra surgiu quando ainda estava compondo o Passáro de Fogo, em 1910. “(…) Surgiu a imagem de um ritual sagrado pagão: os sábios anciãos estão sentados em um círculo e observam a dança antes da morte da menina, que está sendo oferecida como um sacrifício ao Deus da Primavera, a fim de ganhar a sua benevolência”.

Na Bahia, em 1987, o Balé do Teatro Castro Alves (BTCA) montou sua própria versão de A Sagração da Primavera com a belíssima coreografia do argentino Oscar Araiz. Em 2013, houve uma remontagem da coreografia, como parte do Projeto BTCA Memória criado para a Escola de Dança da FUNCEB. Nesta versão 2016 a Escola e o BTCA renovam a parceria educativa para qualificação dos alunos dos cursos preparatório, profissional e livres, assistindo a remontagem coreográfica de Oscar Araiz, com toda a energia e impacto que a caracteriza.

“Realizar um espetáculo desafiador como a Sagração da Primavera é importante como prática formativa nas duas linguagens pela dificuldade técnica, interpretativa e inovadora que traz em si, apesar de seus cem (100) anos de existência”, considera Marle Macedo, diretora do Centro de Formação em Artes (CFA), ao qual a Escola de Dança da Funceb é atrelada.

Ação em parceria – O espetáculo é fruto da parceria entre a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), e o NEOJIBA, programa da Secretaria de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, com gestão realizada pelo Instituto de Ação Social pela Música (IASPM), entidade sem fins lucrativos, qualificada como Organização Social.

Agenda

Quando: 15 e 16 de outubro, sábado e domingo

Horário: 20h (sábado, 15) e 19h (domingo, 16)

Onde: Teatro Castro Alves | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]