Operação apreende mais de 200 animais em áreas ambientalmente protegidas da Bahia

Ação do MPBA combate apreensão ilegal de animais em área de preservação.
Ação do MPBA combate apreensão ilegal de animais em área de preservação.

Mais de 200 animais encontrados em áreas ambientalmente protegidas localizadas na região de Teixeira de Freitas foram apreendidos na quinta e sexta-feira (21/10/2016), durante operação desencadeada pelo Ministério Público do Estado da Bahia, Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Companhia de Polícia de Proteção Ambiental, Polícia Civil e pelo Conselho Interativo de Segurança do Extremo Sul da Bahia. Segundo o promotor de Justiça Fábio Corrêa, os animais pertenciam a nove produtores rurais. O objetivo da operação foi punir os responsáveis pela invasão dos animais nas áreas ambientalmente protegidas.

Os produtores autuados poderão responder administrativamente perante o Inema e a Adab pelas infrações ambientais e sanitárias cometidas, explica o promotor de Justiça. De acordo com ele, as responsabilidades cíveis e criminais serão tratadas pela Promotoria de Justiça Regional Ambiental de Teixeira de Freitas, que promoveu a assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta envolvendo mais de mil imóveis rurais, que se obrigaram a realizar a adequação de seus passivos ambientais, conforme a legislação vigente. No entanto, em razão da constante presença de animais em áreas de preservação permanente e de reserva legal, as suas recomposições estão sendo prejudicadas e, via de consequência, a recuperação dos serviços ambientais que lhe são próprios, afirma Fábio Corrêa.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108752 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]