O nível de resiliência da democracia brasileira

Deputado Nelson Marquezelli apresenta pensamento reacionário, sobre a necessidade de educação da população.
Deputado Nelson Marquezelli apresenta pensamento reacionário, sobre a necessidade de educação da população.
Deputado Nelson Marquezelli apresenta pensamento reacionário, sobre a necessidade de educação da população.
Deputado Nelson Marquezelli apresenta pensamento reacionário, sobre a necessidade de educação da população.

Derivada do latim a palavra “Resiliência” significa: “re” para trás e “salire” voltar ou recompor sua forma após mudança forçada. Sua melhor definição seria poder de recuperação; voltar ao estado anterior.

É impossível saber qual a capacidade de se recompor, após a atual derrocada da democracia e do estado de direito brasileiro, haja vista que a cada dia a situação política do país fica insustentável. É uma verdadeira crise institucional de difícil retrocesso, causada pelo atual governo golpista. O prestígio da economia e do comércio exterior encontra-se em queda livre. A dívida pública já ultrapassa a casa dos R$ 3 trilhões…

Como confiar em um país que se diz democrático e não respeita as escolhas dos seus eleitores, do seu povo? Os direitos dos trabalhadores, a educação e a saúde, principalmente para os menos favorecidos, passou a ser coisa do passado, através da PEC 241, a que assassina os direitos sociais! A que inviabiliza ampliação e acesso à educação pública e a um sistema de saúde mais humanizado. Hoje temos um sistema (educação e saúde) árido.

Segundo o Deputado Federal Nelson Marquezelli (PTB/SP): “Quem não tem dinheiro não estuda, porque o governo não deve gastar dinheiro com o ensino público superior. O governo vai deixar todo mundo no fundamental. Universidade tem que cortar mesmo”.

Paralelo a este conceito brutalmente achacador, a Constituição Federal de 1988 assegura o direito à educação a todos os brasileiros e brasileiras, sem nenhum tipo de discriminação e determina ser responsabilidade do Estado garanti-lo. Há na Constituição Federal do Brasil um capítulo tratando sobre o direito à educação – art. 205 a 214.

No “Art. 196. A saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução dos riscos de doença e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

Mais uma vez a Constituição Federal é aviltada!

Conforme ensina João Batista Domingues Filho, Cientista Político e Professor da UFU – Universidade Federal de Uberlândia/MG – “Resiliência democrática é todo o movimento institucional de retorno à democracia quando atacada ou inviabilizada de quaisquer maneiras. Na democracia ocorrem inúmeras ligações de interdependência entre atividades heterogêneas na sociedade capitalista. Instituições democráticas são maneiras de fazer, de sentir e de pensar cristalizadas, socialmente coercitivas. Tudo que é democracia é institucionalmente regulado e constante para os membros da sociedade”.

No Brasil a Resiliência Institucional ajudou a eleger sete presidentes da república: Getúlio Vargas, Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, Fernando Collor de Mello, Fernando Henrique, Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.

Infelizmente, o presidente golpista Michel Temer vem de encontro a toda História da democracia brasileira pós-golpe de 1964. É ele mais um “anátema” da História Política do Brasil, sem voto e com 94% de rejeição (Fonte: DATAFOLHA).

E os coxinhas-trouxinhas ainda acham que fizeram grande coisa.

Alberto Peixoto
Sobre Alberto Peixoto 488 Artigos
Antonio Alberto de Oliveira Peixoto, nasceu em Feira de Santana, em 3 de setembro de 1950, é Bacharel em Administração de Empresas pela UNIFACS, e funcionário público lotado na Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, atua como articulista do Jornal Grande Bahia, escrevendo semanalmente, é escritor e tem entre as obras publicadas os livros de contos: 'Estórias que Deus Duvida', 'O Enterro da Sogra, 'Único Espermatozoide', 'Dasdores a Difícil Vida Fácil', participou da coletânea 'Bahia de Todos em Contos', Vol. III, através da editora Òmnira. Também atua incentivador da cultura nordestina, sendo conselheiro da Fundação Òmnira de Assistência Cultural e Comunitária, realizando atividades em favor de comunidades carentes de Salvador, Feira de Santana e Santo Antonio de Jesus. É Membro da Academia de Letras do Recôncavo (ALER), ocupando a cadeira de número 26. E-mail para contato: [email protected] Saiba mais sobre o autor visitando o endereço eletrônico http://www.albertopeixoto.com.br.