Museu de Arte da Bahia recebe a exposição ‘A arquitetura do som’

Cartaz anuncia exposição 'A arquitetura do som'.
Cartaz anuncia exposição 'A arquitetura do som'.
Cartaz anuncia exposição 'A arquitetura do som'.
Cartaz anuncia exposição ‘A arquitetura do som’.

O Museu de Arte da Bahia (MAB) inaugura hoje (07/10/2016), às 19h, a exposição “A Arquitetura do Som”, do músico e “luthier” (artesão especializado na criação de instrumentos musicais) Filipe Palma Abreu, em parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). Com curadoria da artista visual Márcia Abreu, a visitação é gratuita e fica em cartaz até o dia 30 deste mês.

A mostra  é o resultado da pesquisa de Filipe no campo da organologia, que busca a obtenção de sonoridades através da utilização de materiais inusitados e da percepção dos seus sons primordiais, como vidro, cristais, cabaças, flautas doces, metal, PVC e madeira.

Ao todo, são 82 instrumentos de tamanhos e sonoridades diversas, alguns com “duplicatos”, todos criados por Filipe, que tem apenas 23 anos, e é estudante da Escola de Música da UFBA.

Segundo Filipe, os instrumentos desenvolvidos por ele surgiram no seu imaginário de forma empírica e gradual, transformando os sons criados a cada  novo formato. “Penso no som e na plasticidade, seja no sopro, corda ou percussão . Busco a  singularidade de funções e apresento a minha primeira coleção instrumental no Museu de Arte da Bahia procurando expressar um novo olhar sobre a música e suas caracterizações.”

O MAB é unidade vinculada ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Agenda

Quando: de 07 a 30 de outubro de 2016

Visitação:  terça a sexta-feira das 13h às 19h. Aos sábados, domingos e feriados das 14h às 18h.

Onde: Museu de Arte da Bahia – MAB – Corredor da Vitória 2340 | Salvador

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109819 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]