

Um público de mais de 12 mil pessoas participou da 38ª Semana Espírita de Feira de Santana, encerrada no último domingo, no Ginásio de Esportes do Colégio Castro Alves. O evento, que durou nove dias, tratou de temáticas variadas sobre a relação entre a família e a espiritualidade, aspectos aprovados pelas pessoas de variadas religiões que foram ao evento diariamente.
Somente no dia (17/10/2016), quando esteve presente o médium feirense Divaldo Franco, principal escritor da doutrina espírita, mais de 2 mil pessoas lotaram o espaço. Foi uma noite de muito esclarecimento e de música e luz, marcada também pelo show da cantora Carla Visi que durante uma hora trouxe um repertório mesclando MPB e música erudita entre canções que entoam aspectos positivos da vida entre os homens e no plano espiritual.
Com conferências cada noite e seminários durante dois finais de semana, o evento deste ano ganhou uma aprovação maior do público pela abordagem em torno da vida em família. Realmente sobraram comentários positivos entre o público, não importando o credo.
“O evento superou a minha expectativa – temas muito bem escolhidos, palestrantes excelentes, abordagem clara, tudo muito bom. Não sou espírita, mas adorei e por isso, vim todos os dias”, destaca a enfermeira Roseli Silva Gonçalves. De acordo com ela, a visão espiritualista sobre assuntos do cotidiano ajuda a enfrentar melhor “os problemas do dia a dia, a vivência com a família e também o trabalho”.
“O evento foi maravilhoso, vim dois dias e gostei muito das orientações. O tema deste ano foi especial, a família é o que move o mundo, não existe mundo sem família. Ela nunca vai acabar, afinal de contas a família somos nós, nossos filhos, netos, bisnetos, etc”, comenta Conceição Sampaio.
A professora universitária Líbia Melo aprovou não apenas a temática geral como também a proposta de incluir gerações no evento. “Foi realmente maravilhosa a Semana Espírita deste ano. Duas palavras que definem bem o evento são: perfeita e sensível. A temática é mais que necessária, de fato precisamos estreitar os laços da família. A escolha dos palestrantes foi pertinente e gostei muito também da confraternização com os jovens, a participação de várias gerações. Temos que pensar num Espiritismo que agregue, que envolva não apenas adultos, mas também crianças, jovens e pessoas da terceira idade”, defende.
O também professor universitário Cledson Ponce Morais, que participou durante seis dias, destaca ainda “o potencial esclarecedor do evento”. Na visão dele, “a cada ano a Semana se supera, fica mais interessante, mais bonita, eleva a alma de quem participa das palestras. Um evento ainda mais grandioso sob todos os aspectos”, avalia o professor.
Principal responsável pela organização do evento, Marcus Machado, coordenador do Conselho Regional Espírita 3, ficou realizado pelo sucesso das atividades. “Estamos muito felizes e gratos a Deus, sobretudo. Realmente, o tema deste ano sensibilizou ainda mais as pessoas que participaram ativamente, não apenas os espíritas, mas também a comunidade que frequenta outras religiões e credos. Não temos interesse de fazer proselitismo, pelo contrário, queremos trazer o pensamento espírita como mais uma possibilidade de esclarecimento e, desta forma, poder vivermos de maneira mais humanizada e feliz”, comemora Marcus.
O coordenador do CR-3 informa que o evento é organizado durante todo o ano, “com muito planejamento e trabalho para que tudo dê certo. Na próxima semana, já começamos a pensar em 2017”, destaca. Para quem deseja ver as fotos e saber mais informações sobre a 38ª Semana Espírita de Feira de Santana, é só acessar a fanpage no Facebook: www.facebook.com/semanaespirita.fsa.