Eleições 2016 – Vitória da Conquista: Herzem Gusmão encerra ciclo de 20 anos do PT no poder

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputado Herzem Gusmão lamenta elevado nível de violência no município de Vitória da Conquista.
Deputado Herzem Gusmão lamenta elevado nível de violência no município de Vitória da Conquista.
Deputado Herzem Gusmão lamenta elevado nível de violência no município de Vitória da Conquista.
Deputado Herzem Gusmão é eleito prefeito de Vitória da Conquista.

O radialista e deputado estadual Herzem Gusmão (PMDB) foi eleito prefeito de Vitória da Conquista, sudoeste da Bahia, derrotando o deputado estadual José Raimundo (PT). Herzem Gusmão Pereira obteve 95.710 votos, o equivalente a 57,58% dos votos válidos; José Raimundo Fontes obteve 70.513, o equivalente a 47,82% dos votos válidos

A vitória de Herzem Gusmão encerra um ciclo de duas décadas do PT frente à prefeitura de Vitória da Conquista.

Vitória da Conquista dividia com Pintadas o título de reduto político mais antigo do PT no Brasil. Os petistas, contudo, foram derrotados nas duas cidades. O município é uma das principais experiências administrativas do PT, através da eleição, em no anos de 1990 do atual prefeito Guilherme Menezes.

Durante a gestão, Menezes implantou propostas de governo do partido, a exemplo do orçamento participativo, além de uma rede do programa Saúde da Família, que se tornou referência no Estado.

“O que fica é um sentimento de gratidão à população pelos cinco mandatos que tivemos aqui. Acredito que a conjuntura nacional influenciou no resultado e era natural que outro projeto fosse vencedor”, afirma Guilherme Menezes ao jornal Folha de São Paulo.

A derrota do PT em Vitória da Conquista também representa um revés para o governador da Bahia Rui Costa (PT), que foi derrotado nas quatro maiores cidades da Bahia.

No primeiro turno, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM) foi reeleito com 74% dos votos. O DEM também venceu em Feira de Santana e Camaçari.

*Com informações da Folha de São Paulo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113876 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]