Edição2016 do Festival Gastronômico de Itacaré marca abertura do verão da Bahia

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Festival Gastronômico de Itacaré está na terceira edição.
Festival Gastronômico de Itacaré está na terceira edição.
Festival Gastronômico de Itacaré está na terceira edição.
Festival Gastronômico de Itacaré está na terceira edição.

De 1 a 17 de dezembro de 2016 o município de Itacaré recebe a terceira edição do Festival Gastronômico Sabores de Itacaré. O evento antecipa a abertura do verão em um dos mais importantes destinos da Bahia.

Após o sucesso das duas primeiras edições, o Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” tem como tema “Gastronomia de Raiz”. O objetivo é resgatar as riquezas gastronômicas do município.

“A ideia é promover os temperos, cheiros e sabores típicos da região, projetando o melhor da gastronomia local e a sua identidade”, afirma o consultor em turismo e eventos, Julio Oliveira, produtor e consultor do Festival.

Entre as novidades desta edição está a produção da agricultura familiar na composição dos pratos, o que valoriza ainda mais, a cultura da região. “As receitas contarão com ingredientes tradicionais da região cacaueira e alimentos cultivados no município”, ressalta Julio Oliveira.  Mais de 10 mil pessoas são esperadas na cidade durante o evento. Segundo os organizadores, 35 restaurantes já confirmaram presença. Além do cardápio exclusivo, o festival contará com uma cozinhas show, feira gastronômica, programação cultural e apresentações artísticas.

O III Festival Gastronômico “Sabores de Itacaré” é uma realização da Prefeitura Municipal de Itacaré, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a empresa Em Eventos. O Festival conta com a consultoria de Júlio Oliveira, especialista em turismo e eventos.

A Bahiatursa e a Secretaria Estadual de Turismo do Governo da Bahia assinam o patrocínio. A Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), o Sindicato Patronal de Hospedagens e Alimentação de Itacaré (SPHA), o SEBRAE, o SENAC, e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Bahia (ABRASEL) apoiam o evento.

Capital Regional da Gastronomia

Localizada a 422 km de Salvador, no litoral Sul da Bahia, Itacaré se destaca pela riqueza da produção pesqueira e de produtos típicos que fazem parte da culinária regional do local; como mandioca, cacau, dendê, pimenta, coco, pescados e frutas da época. No período do festival a cidade se transforma da capital regional da gastronomia de raiz.

O município é um dos destinos mais procurados da Bahia. Com praias e cachoeiras paradisíacas, Itacaré encanta os visitantes apreciadores do ecoturismo, turismo de aventura e esportivo. Mas não é só isso que a cidade tem a oferecer. A noite em Itacaré é um show a parte.

O ponto de encontro é a Rua da Pituba, a Passarela da Vila e a Orla da cidade, onde estão localizados bares, restaurantes, café, boates onde as acontecem festas com ritmo de forró, samba, reggae e axé. Durante o Festival este é o roteiro dos amantes da gastronomia, que passam de restaurante em restaurante, degustando cada um dos  pratos, principais atrações do festival.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121593 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.