Coluna de Antônio José Larangeira de 29 de outubro de 2016

Angelo Pinto e Reinaldo Bacelar, duas figuras queridas da sociedade feirense.
Angelo Pinto e Reinaldo Bacelar, duas figuras queridas da sociedade feirense.
 O presidente do Centro das Industrias de Feira André Regis Andrade que está empreendendo a construção da nova sede da instituição.
O presidente do Centro das Industrias de Feira André Regis Andrade que está empreendendo a construção da nova sede da instituição.
Angélica e o médico anestesista Benedito Gonçalves, socialmente.
Angélica e o médico anestesista Benedito Gonçalves, socialmente.
Angelo Pinto e Reinaldo Bacelar, duas figuras queridas da sociedade feirense.
Angelo Pinto e Reinaldo Bacelar, duas figuras queridas da sociedade feirense.

Excesso de peso, hoje

Logo mais às 10h30, acontecerá palestra com o tema “Excesso de peso: até onde isso afeta sua vida” no auditório do Hotel Atmosfera, em Feira de Santana. A apresentação será da endocrinologista e médica do Método Ravenna de emagrecimento, Dra. Sílvia Jesuíno cuja sua fala integrará a programação da III Campanha Outubro Magro Ravenna, de conscientização e incentivo ao tratamento do sobrepeso e obesidade. A ação envolve uma série de atividades gratuitas para marcar a passagem pelo Dia Mundial de Combate à Obesidade. Na oportunidade serão mostrados dados atuais sobre sobrepeso e obesidade, se falará sobre doenças relacionadas com o excesso de gordura no organismo, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e esteatose hepática, assim como uma dieta acompanhada e eficaz pode melhorar e até reverter quadros dessas doenças. Isso sem falar que peso em excesso e falta de saúde também. Haverá coquetel de recepção para os participantes.

Vinho francês na Chapada

O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Jeandro Ribeiro, que integra a comitiva do governador na França, foi até a cidade de Bar de Seine para se encontrar com os representantes da cooperativa vinícola Les Ricey, parceira do Governo da Bahia e de produtores de uva para fabricação de vinhos em Morro do Chapéu, município da Chapada Diamantina. Já está prevista a vinda de uma comitiva de produtores da região de Les Ricey à Bahia, em janeiro de 2017, para iniciar a implantação de uma cooperativa na região, nos moldes da francesa. Em março deste ano, foi assinado um novo acordo de cooperação técnica com a Les Riceys, com validade de dois anos. O acordo tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento de atividades vitivinícolas na região da Chapada, criando relações e trocas técnicas entre os participantes, além de identificar e arregimentar empresas interessadas em realizar investimentos na Bahia, com o suporte institucional e operacional do governo. A unidade foi instalada em 2011, com a escolha de dez variedades para o experimento das videiras: Pinot Noir, Cabernet Sauvignon, Petit Verdot, Tannat, Malbec, Merlot, Syrah, Sauvignon Blanc, Chardonnay e Muscat Petit Grain. O objetivo foi identificar o comportamento das variedades, as que melhor se adaptam às condições de solo e clima da região e resultam num melhor vinho.

Gastronomia

Começou na quinta-feira última, o Festival Gastronômico Samba & Sabores em Cachoeira, cidade no recôncavo baiano, próximo à Feira e Santana. O evento vai até dia 5 de novembro e terá aulas, talk-shows, workshops, lançamento de livro, samba e valorização da gastronomia regional. Esta é a primeira edição do festival, que tem como tema “Pescado e agricultura familiar, essa mistura vai dar samba”. Restaurantes, lanchonetes e bares, com a apresentação de pratos, petiscos, lanches, bebidas e sobremesas vão atrair moradores e visitantes.

Em Brasília

Inspetor da Polícia Federal aposentado e sindicalista residente em Feira de Santana, José Edemo esteve quarta-feira em Brasília acompanhando a votação do Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo que aumenta os salários dos agentes da Polícia Federal e Procuradoria Federal. Após a votação que aprovou a proposta na Comissão Especial, disse: “Após muita luta nosso sistema sindical conseguiu a aprovação do PL 5865/2016 na Comissão Especial da Câmara dos Deputados neste dia. A luta continua colegas. Agora partiremos para aprovação junto ao Senado Federal”.

Segurança social

A tensão no Direito Penal envolvendo a liberdade e a segurança social foi o tema do seminário na Universidade Estadual de Feira de Santana, realizado na quinta-feira,27, às 19h, aberto ao público. No ensejo foram expostas as visões da autoridade policial e do profissional do defensor, “o que demonstra o caráter dialético do evento”, segundo Sampaio Neto, que organiza o evento em parceria com a acadêmica Neuza Vitória Oliveira.

Sobre Antonio José Larangeira 3180 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.