Cinema baiano é tema do ‘Conversando com a sua história’

'Conversando com a sua história' é tema de debate.
'Conversando com a sua história' é tema de debate.
'Conversando com a sua história' é tema de debate.
‘Conversando com a sua história’ é tema de debate.

Fechando a programação do mês de outubro do Conversando com a sua História, na próxima segunda-feira (31/10/2016), a partir das 17h, o tema em debate acerca das memórias contemporâneas sobre a cultura e a política na Bahia será a sétima arte – “O Cinema na Bahia”. Nesta edição, os olhares da pesquisa histórica, da realização cinematográfica, da produção e da gestão do Cinema baiano serão debatidos, traçando um panorama das ações e impactos no audiovisual hoje.

O evento será realizado no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia, conhecida como Biblioteca dos Barris. Na mesa vão participar o comunicador, cineasta e gestor público, Pola Ribeiro e a historiadora que tem ênfase em História do Cinema Baiano, Izabel Melo.

O Conversando com sua História é uma ação do Centro de Memória da Bahia, com mais de 10 anos de atividades discutindo a História da Bahia sob vários aspectos, como político, cultural, questões de raça, gênero, trabalho, dentre outro.

Debatedores – Pola Ribeiro é formado em Comunicação pela UFBA e, antes mesmo de ingressar na Universidade, produziu cerca de 40 filmes que, na época, circularam em cineclubes, mostras e festivais, recebendo prêmios nacionais. É membro titular do Conselho Superior de Cinema, do Conselho Consultivo da Secretaria do Audiovisual e vice-presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais. Jardim das Folhas Sagradas foi o seu último longa metragem produzido e é ex-diretor do Audiovisual do Ministério da Cultura (MinC).

Izabel Melo é professora da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) e Pesquisadora Associada da Filmografia Baiana. Além disso, tem experiência na área de História, com ênfase em História do Cinema Baiano. É também especialista em História da Bahia (UEFS) e mestre em História Social do Brasil (UFBA).

CMB

O Centro de Memória da Bahia (CMB), unidade da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura do Estado (FPC/SecultBA), tem como objetivo a difusão da história da Bahia, através da preservação e ordenação de arquivos privados e personalidades públicas, bem como a realização de exposições, seminários e cursos de formação gratuitos. Entre suas funções, é responsável pelo Memorial dos Governadores Republicanos da Bahia (MGRB), localizado no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108862 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]