Câmara Municipal de Feira de Santana homenageia rotarianos em sessão solene

Sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana.
Sessão solene na Câmara Municipal de Feira de Santana.

A promoção da paz é o grande desafio da humanidade na atualidade e uma das seis áreas de atuação do Rotary, por meio de serviços humanitários. A atuação da instituição, fundada em Feira de Santana há 75 anos, foi destaque na noite desta quarta-feira (26/10/2016), durante sessão solene realizada na Câmara Municipal, em comemoração ao Dia Municipal da Consciência Rotária. Durante a solenidade, foi feita a entrega da Medalha do Mérito Rotário.

Em palestra sobre as ações do Rotary no Brasil e no mundo, o governador do distrito 4390, Leozildo Pereira Pedrosa, falou sobre os conflitos armados e destacou um programa em defesa da paz, em parceria com universidades, que garante bolsas para fortalecer iniciativas e treinar líderes para mediação de conflitos. “Somos homens e mulheres comprometidos com serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança”, afirmou.

O palestrante citou também as condições de vida de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas que não têm acesso à água tratada e condições sanitárias adequadas. “Pelo menos três mil crianças morrem por dia em decorrência de doenças causadas por água contaminada”, enfatizou. Projetos comunitários, apoio à educação e combate a doenças também fazem parte do rol de atividades desenvolvidas pelos rotarianos, além da participação em eventos pontuais.

A saudação aos convidados que lotaram o plenário e a galeria da Casa da Cidadania ficou por conta do vereador Welligton Andrade, que destacou o lema “Dar de si antes de pensar em si”, afirmando que “hoje o mundo precisa ainda mais do Rotary”. Ele lembrou alguns marcos ao longo da história da instituição, a exemplo do desafio lançado em 2005 de declarar o mundo livre da poliomielite, que ainda não atingiu 100 devido a questões religiosas, conforme destacou.

“Salve 23 de fevereiro de 1905!” comemorou Welligton Andrade, questionando “o que seria este mundo, 111 anos depois, sem o Rotary?”, ao constatar a participação dos rotarianos em causas como a preservação do meio ambiente, assistência aos idosos e redução do analfabetismo. “Neste início de século está em nossas mãos o destino do Rotary e, ao trabalharmos juntos,  podemos garantir o que o melhor ainda está por vir”, conclamou o vereador.

A noite foi também de homenagens. Receberam a Medalha do Mérito Rotária, entregues pelos vereadores presentes à sessão, Lidiane Pereira da Silva (Rotary Club Nova Geração), Eloan da Silva Ferreira (Rotary Feira Leste), Pedro Augusto de Almeida Costa (Rotary Feira Subaé), Josemir Carvalho dos Santos (Rotary Olhos D’Água), Joel Ferreira da Silva (Rotary Novo Horizonte), Nilson Coelho Lopes (Rotary Club Feira de Santana) e Marcos Antônio de São Pedro (Rotary Portal do Sertão).

A sessão foi conduzida pelo presidente do Legislativo feirense, Reinaldo Miranda, que compôs a mesa de honra  ao lado do secretário de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, que esteve representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho; além do coordenador Regional da Fundação Rotária para a Zona 22B, Hugo Dórea.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108207 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]