Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe comemoram 55 anos

Vista aérea de Conceição do Jacuípe.
Vista aérea de Conceição do Jacuípe.

Esta quinta-feira (20/10/2016) será de festa para a população de Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe. É que os respectivos municípios comemoram, neste mês de outubro, 55 anos de suas emancipações político-administrativa. E, para homenagear estes importantes municípios baianos, o deputado estadual Carlos Geilson (PSDB) apresentou moções de congratulações na Assembleia Legislativa da Bahia.

“É com muito prazer que venho aqui parabenizar a população de Amélia Rodrigues e Conceição do Jacuípe. Municípios que fazem parte da minha história e que me encantam com suas belezas e seu povo simples e acolhedor. Gostaria de, neste dia especial, reiterar meu compromisso em continuar marchando junto com estes municípios, buscando melhorias e lutando por dias mais prósperos para todos”, frisou Geilson.

A história do território onde está Amélia Rodrigues iniciou quando o então governador do Brasil, Dom Diogo de Menezes, doou essa terra aos irmãos Luiz Vaz e Manoel Nunes Paiva. A doação foi realizada por volta do início do século XVII, mas já no ano de 1622 a área foi transferida para o Mosteiro de São Bento da Cidade do Salvador. No terreno transferido, os religiosos construíram o engenho São Bento de Inhatá, primeiro ponto habitado da região.

Já os primeiros registros históricos do território onde está Conceição do Jacuípe datam de 1889, quando o senhor Tucides de Moraes abriu um comércio no lugar, o que possibilitou a formação do arraial Baixa do Jacuípe, nome que pode ser justificado pela presença da nascente do rio Jacuípe no local. Nesse período, a localidade era subordinada ao município de Santo Amaro.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]