Na estação das flores atividades animam os museus de Salvador

Cartaz anuncia projeto '10 primaveras dos museus'.
Cartaz anuncia projeto '10 primaveras dos museus'.
Cartaz anuncia projeto '10 primaveras dos museus'.
Cartaz anuncia projeto ’10 primaveras dos museus’.

A primavera está chegando e com ela um caldeirão de atividades, espalhadas por diversos museus administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Com a temática ‘Museus, Memórias e Economia da Cultura’, a programação da 10ª Primavera dos Museus apresenta filmes, exposições, visitas mediadas, seminários, palestras, oficinas e cursos, dentre outras ações.

A ação “Primavera dos Museus” é nacional e acontece há 10 anos, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus do Ministério da Cultura (Ibram), segue até o dia 25 de setembro de 2016, em todo o país e reúne 753 museus com mais de duas mil atividades. Na Bahia, as comemorações se prolongam até o final da estação, em 21 de dezembro, com acesso gratuito de terça-feira à domingo, sempre no turno da tarde.

As atividades acontecem no Palácio da Aclamação, o Museu de Artes da Bahia (MAB), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM), no Palacete das Artes, todas na cidade de Salvador e no Parque Histórico Castro Alves, na cidade de Cabaceiras do Paraguaçu, região do Recôncavo Baiano.

Programação

Palácio da aclamação

23/09 – 09h às 12h / 14h às 16h: Oficina de Flores e Contação de Histórias. A ação, promovida pelo Núcleo de Articulação da DIMUS, tem como objetivo desenvolver a linguagem oral das crianças participantes, além de estimular o gosto pela leitura e promover a interação museu-escola através da realização de atividades lúdicas. A programação terá início com a Contação de Histórias, que irá trabalhar com a temática do patrimônio, seguida da Oficina de Confecção de Flores, que serão criadas com a utilização dos materiais papel de seda e papel crepom. A atividade conta com a disponibilidade de 30 vagas por turno.

Museu de arte da Bahia (MAB)

24/09 – 14h: Feira Agroecológica para adultos e crianças, na Varanda do Casarão. A feira agrega oficinas, palestras, debates sobre agroecologia e noções de alimentação saudável, em parceria com o projeto Redemoinho. No mesmo dia, o Setor Educativo do MAB realiza Oficinas de Plantio e afins para crianças e adultos e faz “Mediação” especial na coleção “Madeiras do Brasil” do acervo do Museu.

Palacete das Artes

Durante a 10ª Primavera de Museus, o público poderá conferir três exposições:

 “Janelas Urbanas” – de Waldo Robatto, apresenta 40 telas que retratam a cidade, o movimento das pessoas e o vai e vem no dia a dia de quem convive com as diversas intervenções do espaço urbano e geográfico. Na Sala Contemporânea.

“Quase Real…” – do psicólogo e fotógrafo Paulo Mittelman, apresenta 65 fotografias com temáticas variadas de natureza, gente, visões e imagens construtivistas. No segundo pavimento da Sala Comtemporânea.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]