Ministro Helder Barbalho destaca importância da plenária do CBHSF

Ministro Helder Barbalho destaca importância da plenária do CBHSF.
Ministro Helder Barbalho destaca importância da plenária do CBHSF.
Ministro Helder Barbalho destaca importância da plenária do CBHSF.
Ministro Helder Barbalho destaca importância da plenária do CBHSF.

O ministro Helder Barbalho, da Integração Nacional, abriu oficialmente na quinta-feira (15/09/2016), no Othon Palace Hotel, em Belo Horizonte, a XXX Plenária Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, destacando a relevância do encontro em colaborar com sugestões e proposições para as ações propostas pelo governo federal para a revitalização do Velho Chico. “Tenho certeza que o que for debatido aqui será observado pelo governo na elaboração do nosso programa, que objetiva um São Francisco vivo, forte, que possa contribuir efetivamente para o desenvolvimento nacional”.

Barbalho ressaltou o empenho governamental em propor uma nova realidade para o São Francisco. Lembrou que no dia 10 de agosto o Programa de Revitalização foi instituído oficialmente pelo governo federal, que criou um arranjo institucional em duas instâncias: o Comitê Gestor, presidido pela Casa Civil da Presidência da República; e a Câmara Técnica, composta por representantes de órgãos que atuam na bacia do São Francisco, com o objetivo de subsidiar a tomada de decisões do Comitê Gestor.

– Sabemos que o Brasil abriga a metade das bacias hidrográficas existentes no mundo e é o pais número 1 em reserva de água doce. Temos consciência também da necessidade de encontrar o caminho certo para construir um novo Chico, que garanta quantidade e qualidade das suas águas, sem abrir mão da sustentabilidade ambiental, disse o ministro.

O presidente do CBHSF, Anivaldo Miranda, manifestou satisfação com a fala de Helder Barbalho, destacando o envolvimento do Comitê com a nova proposta governamental: “Queremos um programa que tenha metas a cumprir, que envolva estados e municípios, a sociedade civil, as populações ribeirinhas. Sabemos que nem no Brasil nem em qualquer outro lugar do planeta, o governo vai resolver alguma coisa sozinho. Por isso, apoiamos, sim. E queremos contribuir com todo o nosso entusiasmo”.

Entusiasmo que, segundo o presidente, pode ser visto no semblante dos participantes da plenária. “Estamos terminando uma gestão com o sentimento do dever cumprido”, disse Miranda, voltando a defender o Pacto das Águas, “que defina a quantidade de entrega e recebimento das águas do São Francisco, estabeleça novas regras para operação dos reservatórios, e contribua para que possamos mudar a matriz energética do nosso Velho Chico”.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112560 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]