+ Manchetes >

Governador Rui Costa entrega ampliação do sistema de água da Região Leste e UPA em Feira de Santana

Governador Rui Costa inaugura investimentos nos setores da saúde e infraestrutura.

Governador Rui Costa inaugura investimentos nos setores da saúde e infraestrutura.

Centro de Reservação Norte de Feira de Santana.

Centro de Reservação Norte de Feira de Santana.

O Sistema Integrado de Abastecimento de Água do Setor Norte, em Feira de Santana, será inaugurado nesta terça-feira (27/09/2016), às 9h, pelo governador Rui Costa. A expansão do sistema irá atender aos bairros da Cidade Nova, Parque Ipê, Campo do Gado, Campo Limpo, dentre outros, melhorando a oferta de água tratada distribuída à região leste da cidade. Ainda em Feira, Rui também inaugura, às 9h25, a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA 24h), localizada ao lado do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).

A tarde, o governador visita o município de Baianópolis, no extremo oeste da Bahia, para inaugurar investimentos nas áreas da saúde, abastecimento de água, energia elétrica, educação e infraestrutura.

UPA do Clériston Andrade

A unidade estadual dispõe de 24 leitos de observação, sendo quatro para atendimento de pacientes críticos, além de laboratório clínico e diversos equipamentos para auxiliar o diagnóstico, tais como, raio-x, oftalmoscópio, laringoscópio e eletrocardiografia por telemedicina.

Com aproximadamente 150 funcionários, a UPA tem capacidade de atender até 450 pacientes por dia, que serão assistidos por uma equipe multiprofissional formada por médicos nas especialidades clínica, cirúrgica, ortopédica e pediátrica, além de enfermeiros, farmacêutico, nutricionistas, bioquímicos, assistentes sociais e técnicos de enfermagem.

A unidade, que está localizada ao lado do Hospital Geral de Clériston Andrade (HGCA), funcionará 24 horas por dia, e ampliará o acesso de pacientes aos serviços de urgência e emergência na região. A expectativa é que os casos de baixa e média complexidade sejam absorvidos pela unidade, reduzindo assim o volume de atendimentos de baixo e médio risco, que também vinham sendo realizados no HGCA.

Centro de Reservação Norte de Feira de Santana

O Centro de Reservação Norte é um complexo formado por três grandes reservatórios, com capacidade para armazenar até 24 milhões de litros de água. A obra incluiu, além da instalação dos reservatórios, a implantação de uma adutora com 2,7 km de extensão e mais de 56 mil metros de rede de distribuição. “A região norte era a área do município em que ocorria maior incidência de desabastecimento. Com o Centro de Reservação, conseguiremos melhorar a distribuição de água naquela parte da cidade”, informa Euvaldo dos Santos Neto, gerente da Unidade Regional da Embasa em Feira de Santana.

A obra está beneficiando mais de 280 mil pessoas em bairros como Campo Limpo, Novo Horizonte, Gabriela, Pampalona, Pedra Ferrada, Feira VI, George Américo, Cidade Nova e Asa Branca. Com o novo complexo, será possível aumentar em até 30% a oferta de água para estes bairros. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 54 milhões na construção, entre recursos próprios da Embasa e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2/OGU). Após a solenidade do Centro de Reservação Norte, o governador vai inaugurar a nova Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ao lado Hospital Geral Cleriston Andrade.

Baianópolis

À tarde, a partir das 13 h, o governador fará a entrega de um conjunto de obras no município de Baianópolis, no extremo oeste da Bahia, nas áreas da saúde, abastecimento de água, energia elétrica, educação e infraestrutura. Sua primeira atividade será a inauguração da Unidade Básica de Saúde Joelita Oliveira de Miranda, na Comunidade de Tabua.

Às 13h45, já na sede do município, o governador participa, na Rua Luís Eduardo Magalhães (em frente ao Mercado Espigão), da solenidade de inauguração do Sistema Simplificado de Abastecimento de Água das localidades de Baixa Grande, Coqueiro e Redenção; da extensão de rede de energia elétrica na Comunidade de Tabua; assina ordem de serviço para pavimentação de ruas no bairro Mário Borges; entrega a Academia de Saúde de Lagoa Clara; e a ampliação da Escola Municipal Mateus Souza Vieira da localidade de Cocos.

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade

Facebook do JGB

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]