Deputado Marcelino Galo elogia generosidade de Lia Robatto em doação de acervo sobre Dança

Lia Robatto doa de acervo sobre Dança.
Lia Robatto doa de acervo sobre Dança.
Lia Robatto doa de acervo sobre Dança.
Lia Robatto doa de acervo sobre Dança.

A coreógrafa, autora de livros sobre dança e produtora cultural, Lia Robatto, doou para o Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon  seu acervo físico e digital, compostos por cartazes de espetáculos, programas, estudos, registros de imprensa, fotos, filmagens e outros elementos, que serão disponibilizados para estudos, pesquisas e fruição para toda população.

Presente na apresentação do projeto Memória e Dança na Bahia: acervo Lia Robatto, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) elogiou a generosidade da artista com a Bahia e destacou a importância da preservação dos acervos para a memória da cultura da dança no Brasil, para a produção, distribuição e acesso ao conhecimento de uma das três principais artes cênicas da antiguidade.

“A Bahia, que é pioneira na profissionalização da dança, agradece a generosidade de Lia Robatto em doar tão importante acervo ao Centro de Memória da Bahia. Esses ricos documentos, agora de acesso público, são fundamentais para a produção de conhecimento, reprodução e preservação desta magnifica cultura”, afirmou Galo, que ano passado concedeu a Comenda 2 de Julho a Lia Robatto e outras personalidades da dança na Bahia.

Radicada em Salvador desde os 17 anos, onde constituiu família, a paulista Lia Robatto implantou a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), o Balé do Teatro Castro Alves, criou em 1970 o Grupo Experimental da Dança, integrou o Conjunto de Dança Contemporânea da Escola de Dança da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde se formou dançarina. Foi professora das escolas de Dança e Teatro da UFBA. É Diretora Artística da área de dança do Projeto Axé desde 1998 onde criou a Gicá Cia. Jovem de Dança.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108296 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]