Deputado Eduardo Salles participa da Convenção Nacional do Comércio Lojista e defende atuação da micro e pequena empresa

Convenção Nacional do Comércio Lojista.
Convenção Nacional do Comércio Lojista.
Convenção Nacional do Comércio Lojista.
Convenção Nacional do Comércio Lojista.

O deputado estadual Eduardo Salles participou da 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista, realizada no Complexo Iberostar na noite da última quinta-feira (01/09/2016), a convite da FCDL (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas) e CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas). O deputado é presidente da Frente Parlamentar da Micro, Pequena e Média Empresa da Assembleia Legislativa da Bahia e juntamente com o secretário executivo, Luiz Sande, aproveitou a ocasião para entregar a proposta de Lei Geral da Bahia para a micro e pequena empresa ao presidente da CDL Salvador, Frutos Gonzales Dias Neto, e ao presidente da FCDL Bahia, Antoine Tawil, e a expectativa é que enviem suas considerações até o final do mês de setembro.

Nesta proposta, a Frente Parlamentar reuniu uma síntese das leis existentes em todos os estados brasileiros que beneficiam a micro e pequena empresa no que se refere à inovação, desburocratização, tributos, acesso ao crédito, entre outros benefícios. O parlamentar explica que a ideia é receber contribuições ao projeto. “A nossa intenção é apresentar essa lei em uma versão final, após sugestões e críticas dos setores envolvidos, ao governador Rui Costa no mês de novembro, durante a Semana Global do Empreendedorismo”.

Ainda durante o encontro, Eduardo Salles informou que foi encaminhado um ofício ao relator e ao presidente da Comissão de Desenvolvimento do Congresso Nacional para sinalizar o apoio incondicional do Projeto de Lei 4. 447, que prevê o bloqueio da cobrança do 13 º, e às vezes 14 º  aluguel, praticado pelos donos dos shoppings center.

Outro ofício será encaminhado aos 513 deputados federais e a todos os senadores para ressaltar o apoio da Frente Parlamentar Bahia ao PL. “A nossa Frente Parlamentar entende que essa cobrança é abusiva, ainda mais se levarmos em conta que cerca de 80% dos lojistas são micro e pequenos empresários. Vamos defender essa bandeira para assegurar a geração de emprego e renda”, destaca Eduardo Salles.

Na ocasião, o presidente da FCDL – Bahia, Antoine Tawil, declarou que 200 mil lojas foram fechadas nos últimos dois anos, mas sinalizou que acredita na mudança desse cenário. Presente no evento, o deputado federal Rogério Marinho, presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviço e Empreendedorismo, falou sobre pressão que sofre o setor lojista. ” Há uma competição entre os governos federal, estadual e municipal para ver quem irá extorquir mais o empreendedor neste país”, desabafou.

A Convenção também contou com a presença dos secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, e de Turismo, José Alves. Também esteve presente, o superintendente do Sebrae, Adhvan Furtado, e o presidente da Fecomércio-BA, Carlos Andrade, entre outras autoridades.

O evento

A 55ª Convenção Nacional do Comércio Lojista é realizada até o próximo dia 04 de setembro e organizado pela CNDL  (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) , FCDL Bahia e CDL Salvador, na Praia do Forte. O evento reúne empresários de todo o território nacional e de alguns países da América do Sul.

A finalidade da Convenção é promover o fortalecimento da classe lojista em relação ao aprimoramento e desenvolvimento de novos negócios, por meio da troca de experiências.

As 27 Federações Estaduais e as mais de 1400 Câmaras de Dirigentes Lojistas do Brasil incentivam seus associados a participarem da Convenção Nacional visando o conhecimento de novas técnicas para fomentar negócios.

A expectativa é receber 2300 participantes que terão acesso a palestras, painéis informativos, reuniões de líderes, exposição de produtos e serviços, além de momentos de confraternização e lazer.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141146 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.