Aluno da Escola de Dança da Funceb concorre a bolsa do Bolshoi

Adrian Barreto.

Adrian Barreto.

Adrian Barreto, 10 anos, aluno do Curso Preparatório – Nível 3 da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) foi pré-selecionado para concorrer a  bolsa da Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil. Adrian segue para a fase nacional, que acontece no mês de outubro, na sede da instituição em Joinville, Santa Catarina.

Na pré-seleção, Adrian, assim como todos os concorrentes, passou por uma bateria de exercícios que analisam as habilidades físicas e artísticas, como flexibilidade, projeção cênica, postura e biotipo.

A escola de Joinville é a única filial do Bolshoi fora da Rússia. A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil realiza Processo Seletivo, todo ano no mês de outubro, para ingresso de novos alunos para os cursos básico e técnico de dança clássica. Podem participar candidatos nascidos nos anos de 1998 a 2007.

O Bolshoi mantém uma das principais companhias de balé e ópera do mundo, considerada patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. O Bolshoi, que em russo significa ”grande”, foi fundado em 1776. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia.

Seleção – Os candidatos que chegam à fase nacional passam por avaliação com médicos e fisioterapeutas, para atestarem as condições para a prática da dança. São analisadas musculatura, articulações, desvios posturais, habilidades físicas, motoras, sinais vitais (frequência cardíaca respiratória) e  percentual de massa corpórea. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril (rotação externa) e flexibilidade. Profissionais da Escola avaliam também quesitos de musicalidade, força, projeção cênica e desempenho intelectual dos candidatos.

Compartilhe e Comente

Publicidade

Publicidade



Publicidade

Facebook do JGB

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]