Salvador recebe I Encontro Baiano de Mídia Livre

Cartaz do 'I Encontro Baiano de Mídia Livre'.
Cartaz do 'I Encontro Baiano de Mídia Livre'.
Cartaz do 'I Encontro Baiano de Mídia Livre'.
Cartaz do ‘I Encontro Baiano de Mídia Livre’.

Acontece em Salvador, entre os dias 10 e 13 de agosto de 2016, na Biblioteca Central dos Barris, o primeiro Encontro Baiano de Mídia Livre. O evento, que é apoiado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural da Bahia (Funceb) e do Fundo de Cultura, pretende realizar um intercâmbio entre comunicadores, estudantes, produtores e pesquisadores do estado com agentes consolidados na mídia independente de todo país, promovendo ações de formação em quatro painéis e dez oficinas com temas diversos relacionados à cultura, mídia, internet, ao audiovisual e à sustentabilidade na web.

Os temas das mesas vão desde o marco na aspiração de liberdade e igualdade no país, a Revolta dos Búzios, em 1798, deflagrada por pasquins nas ruas de Salvador, até questões ligadas à democracia na internet, sustentabilidade na web, cultura livre e audiovisual. Já as oficinas, com duração de quatro horas, servirão para compartilhar experiências e discorrer sobre utilização das redes sociais, mecanismos de sustentabilidade, negociação de direitos autorais, design, fotografia e construção de sites.

Durante o evento, também será lançada uma websérie sobre a relação da produção audiovisual com a internet no estado. A direção é do produtor cultural André Araújo, em parceria com o Núcleo Audiovisual do Cult (Centro de Estudos Multidisciplinares em Cultura) da Ufba. A websérie ficará disponível na plataforma online Bahia1798.

A iniciativa é um Ponto de Cultura do programa Cultura Viva e conta com apoio do Fundo de Cultura do Estado da Bahia, por meio dos editais de Culturas Digitais (2013) e Setorial Audiovisual (2014) da Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA). Também foi selecionada na categoria estadual do Prêmio de Mídia Livre (2015) do Ministério da Cultura (Minc).

A inscrição é gratuita, porém limitada para 150 participantes, a fim de proporcionar conforto e qualidade das atividades.

Programação

10/08 – 13h: Roda de apresentação das iniciativas da rede

16h30: Painel 1 – Revolta dos Búzios e Liberdade de Expressão

19h: Painel 2 – Mídia e Democracia na Internet

11/08 – 10h: Painel 3 – Autonomia e sustentabilidade

14h: Painel 4 – Cultura Livre e Audiovisual

19h: Lançamento da websérie Rede Audiovisual Bahia 1798

12/08 – Oficinas

9h: Enfrentamento à violência policial

Verificação de discurso político

Mulheres: informação, cultura e luta

Web-Rádio

Jornalismo Cultural

14h30: Apuração de dados públicos

Direito à cidade e periferia

Povos indígenas, terra e meio ambiente

Webdocumentário

Estética e Política no Audiovisual

13/08 – 9h: Reunião por segmento

Artes Visuais, Notícias, Audiovisual, Produção Cultural, Movimentos Sociais e Variedades

11h: Plenária  – Avaliação e Carta

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115061 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.