Nazaré: Relançamento da obra de Silvino Caldas contou com representantes dos Poderes Executivo e Judiciário do Estado da Bahia

Representantes dos Poderes Executivo e Judiciário da Bahia participam do evento em homenagem à memória de Silvino de Souza Caldas.
Representantes dos Poderes Executivo e Judiciário da Bahia participam do evento em homenagem à memória de Silvino de Souza Caldas.

Na tarde de sábado (30/07/2016), na cidade de Nazaré, foi relançada edição especial da obra ‘Jaguaripe: Os subterrâneos da Ajuda’, de autoria de Silvino de Souza Caldas. O relançamento do livro demarcou as comemorações em memória do centenário de nascimento do autor. Silvino Caldas era reconhecido estudioso da história da região, que abrange a primeira vila do Recôncavo (Jaguaripe), e teve participação ativa na vida da comunidade.

Filho de Silvino Caldas, o desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) José Olegário Monção Caldas foi o responsável pela coordenação do evento em memória do escritor.

Dentre as atividades comemorativas em memória pelo centenário de nascimento Silvino Caldas, foi celebrada missa na Catedral Nossa Senhora de Nazaré. Na sequência, durante o coquetel organizado pela Verenna Cerimonial, ocorreu o relançamento da obra literária. O evento contou com apresentação da Lira Filarmônica Manuel Clemente Caldas.

Na oportunidade, Mariá Caldas, viúva de Silvino, agradeceu o gesto de carinho e apreço demonstrado por familiares, amigos e autoridades. Ao entregar exemplares da obra, coube ao desembargador José Olegário assinar as dedicatórias, oportunidade em que registrou o apreço da família do homenageado.

Discurso

Presente ao evento comemorativo, o desembargador Salomão Resedá discursou sobre o homenageado. Falou de Silvino Caldas como homem que nasceu para fazer história e que teve o servir como meta de vida. Relembrou que o homenageado fundou o Abrigo Paulo de Tarso, atuou como Grão-mestre na Loja Maçônica, político e juiz de paz. O desembargador concluiu o discurso destacando a memória afetiva que os nazarenos cultivavam em torno da personalidade de Silvino Caldas.

Presenças

Em reverência à memória de Silvino Caldas, membros dos Poderes Executivo e Judiciário do Estado da Bahia participaram  das comemorações, a exemplo da presidente do Tribunal de Justiça, Maria do Socorro Barreto Santiago; os desembargadores Baltazar Miranda Saraiva, Márcia Borges Faria, Aracy Lima Borges, Maria de Lourdes Medauar e Maria de Fátima Carvalho; secretários estaduais Fábio Villas Boas, Saúde e Manoel Vitório, Fazenda; delegatárias dos cartórios dos subdistritos de Brotas e Vitória Mary Jane Lessa e Eden Lima; e o delegatário de Feira de Santana, além de outras personalidades.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 107981 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]