Literatura Brasileira em Cordel é lançado em Salvador

Convite de lançamento do livro 'Literatura Brasileira em Cordel'.
Convite de lançamento do livro 'Literatura Brasileira em Cordel'.
Convite do lançamento do livro 'Literatura Brasileira em Cordel'.
Convite de lançamento do livro ‘Literatura Brasileira em Cordel’.

Literatura Brasileira em Cordel é o tema do livro que será lançado pelo Selo Editorial Castro Alves, dia (24/08/2016), às 18h, no Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador. De autoria do professor Antonio Barreto, a obra é uma coletânea de sete folhetos com aulas de Quinhetismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo/Naturalismo, Pré-Modernismo e Modernismo.

De acordo com Barreto, a obra surgiu das demandas dos alunos, que buscavam um método mais fácil para aprender a disciplina. “O livro resulta não só da minha experiência pedagógica na sala de aula mas também da demanda dos estudantes de um modo geral nas oficinas que ministro há 13 anos. Aborda a nossa literatura brasileira (conceito, momento histórico, características, autores, obras) de uma forma mais leve, humorada, obedecendo as regras essenciais do cordel: rima, métrica e oração. Desta forma, professor e alunos interagem poeticamente no mundo do conhecimento e da educação”.

Sobre o autor

Poeta e cordelista, com vários trabalhos publicados em jornais, revistas e antologias, o educador já publicou dois livros de poesias: “Uns versos outros” e “Flores de Umburana”, e fez uma adaptação do conto de Machado Assis, “A Cartomante”, para o cordel. Também produziu cinco cordéis ilustrados: “O cravo brigou com a Rosa”, “Atirei o pau no gato”, “Pai Francisco entrou na roda”, “Se essa rua fosse minha” e “A dança dos animais”.

O Selo

O Selo Editorial Castro Alves foi criado através de um Projeto de Resolução (20/2013) do vereador Everaldo Augusto (PCdoB). Além da homenagem ao poeta baiano, o objetivo do Selo é editar publicações literárias de autores baianos em artigo, prosa, poesia, crítica literária, ensaios, etc., e contribuir para divulgar questões históricas da política, economia, além da diversidade étnica, religiosa, artística e arquitetônica da cultura soteropolitana. Toda sua produção é distribuída entre os autores, acervo próprio, bibliotecas e instituições públicas de ensino e fomento à cultura.

Agenda

Quando: 24/08/2016 – às 18hs

Local: Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]