Com apoio do Governo do Estado, revista eletrônica de Salvador desembarca nos Estados Unidos

Jornalista Camila de Moraes.
Jornalista Camila de Moraes.
Jornalista Camila de Moraes.
Jornalista Camila de Moraes.

Quebrando barreiras geográficas e linguísticas, o projeto Identidades Transatlânticas da revista eletrônica Acho Digno, da jornalista baiana Camila de Moraes, foi contemplado no Edital de Mobilidade Artística da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia. A residência artística tem duração de dois meses (agosto e setembro-2016), em Nova Iorque – EUA e resultará em uma pesquisa sobre os meios de comunicação e sua contribuição para a construção da sociedade.

Tendo como objeto de análise a cultura digital e o seguimento de revistas eletrônicas especializadas, a pesquisa pretende verificar qual a influência da mídia sobre a cultura afro-americana, quais são as suas narrativas e como os jovens dessas comunidades dialogam.  Segundo Camila, o objetivo é instrumentalizar a análise dos acontecimentos do ocidente negro para além das fronteiras territoriais e possibilitar diálogos com esse universo da cultura digital. Isso permitiria estabelecer um link do público brasileiro com a mídia digital norte americana, com edições especiais internacionais da revista Acho Digno tratando sobre temas como a música e a moda do Harlem, ou ainda, o cinema e o design do Brooklyn, e ainda as artes cênicas do Bronx.

“Dessa forma é possível tentar criar uma imprensa especializada sem pasteurizar a linguagem. Dimensões básicas de existência, em uma filosofia que abre espaço para novas formas de manifestações com ousadia, liberdade de expressão com pensamentos criativos. Podemos afirmar, sem medo de errar, que o uso de tecnologia digital muda comportamentos e cria fascinantes possibilidades de democratizar os acessos à informação e ao conhecimento”, analisa a jornalista.

Com o projeto Identidades Transatlânticas, contemplado no Edital de Mobilidade Artística da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia e com a colaboração do Caribbean Cultural Center African Diaspora Institute, localizado no Harlem, um dos locais de pesquisa, é possível conhecer de perto as comunidades e algumas de suas ações.

Baixe

Revista Acho Digno – Ano III, Edição nº 9 de junho de 2016

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111010 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]