



Texas no lugar do Vitrô
A partir de hoje, o restaurateur Fernando Silva vai dar uma repaginada no primeiro andar do Patio Burity. O Vitrô se despede e em seu lugar será entregue ao público o Texas Petiscaria, uma casa com padrão jovem e apresentações de música ao vivo tendo na programação dos sábados e domingos serviço na pauta com à feijoada carioca além de pratos regionais. Vai ser uma casa inédita…
Data maior
Esteve completando idade nova, ontem, o companheiro velho de longas jornadas, Adilson Simas. Jornalista sério e competente que começou a sua vida na comunicação ao meu lado quando eu dirigia o Diário de Notícias e depois A Tarde. É uma figura antologica da vida de Feira de Santana, a quem muito respeito pelo que é e representa.
Linguagem musical
No período de 22 a 24 de setembro será ministrada na Universidade Estadual de Feira de Santana, campus da Chapada Diamantina, uma Oficina de Linguagem Musical com uma programação voltada para os músicos da Phylarmonica, grupo do projeto Grãos-Griô, além de alunos e professores do Plano Nacional de Formação de Professores . A Oficina trabalha as escutas diferenciadas, o processo de criação e improvisação utilizando recursos pedagógicos atrelados à música experimental atual, e a notação gráfica híbrida. Para alcançar os objetivos, a música é apresentada sem ideias pré-concebidas, como um processo de criação para ativar/elaborar a capacidade de criatividade e reflexão individual e coletiva. Há mais de 40 anos, a OLM é ministrada por LC CSEKÖ. O educador tem conduzido a Oficina por todo o Brasil, através da Fundação Nacional de Artes (Funarte) / Instituto Nacional de Música.
De volta
A cantora Joelma, ex- Calypso, agora em carreira solo, estará de volta a Feira de Santana no próximo mês de setembro. Após sua apresentação durante os festejos do São João, nesta cidade, retornará ao Município para se apresentar na 41ª Expofeira, que ocorre de 4 a 11 de setembro. O seu show custará R$ 80 mil. Já Alcymar Monteiro, que também foi contratado, receberá R$ 60 mil.
Festival de Violeiros
O Mercado de Arte Popular vai receber sábado próximo às 19h, o 42º Festival de Violeiros do Nordeste cuja programação está inserida na Semana do Folclore do MAP, realização da Associação dos Artesãos (ArtMap). Está sendo aguardada a presença de repentistas dos estados de Alagoas e Sergipe, assim como da região e do município. A iniciativa é da Associação de Violeiros e Trovadores do Estado da Bahia. A entrada é gratuita. Os cantadores João Ramos e Caboquinho, de Feira de Santana, e Bule-Bule, farão apresentações especiais entre uma dupla e outra. Não estarão concorrendo.