

Equipe de Auditores Fiscais do Trabalho e agentes da Polícia Rodoviária Federal realizaram ontem (24/08/2016), uma operação na BR 116 Sul em Feira de Santana e flagraram dezenas de motoristas dirigindo a horas, sem descanso e com total falta de controle da jornada de trabalho.
A ação, que teve o objetivo de verificar o cumprimento da legislação trabalhista e de trânsito pelas empresas de transporte de cargas, constatou diversas irregularidades, dentre elas: falta de registro do motorista, não concessão do descanso para repouso e alimentação e jornada excessiva de trabalho.
A atividade de condução de 4 (quatro) caminhões foi interditada e os motoristas conduzidos, compulsoriamente, ao intervalo de descanso mínimo de oito horas consecutivas, exigido pela legislação. Um dos condutores, que viajava de Belo Horizonte à Candeias, já estava dirigindo há mais de 20 (vinte) horas ininterruptamente.
Durante a inspeção, também foi identificado o transporte irregular de trabalhadores, entre eles um jovem menor de 18(dezoito) anos, em uma van que vinha de Minas Gerais em direção ao Ceará, uma vez que não portavam a Certidão Declaratória de Transporte de Trabalhadores (CDTT).
Diante das irregularidades encontradas, a fiscalização do trabalho lavrará cerca de 45(quarenta e cinco) autos de infração para as mais de 20 (vinte) empresas em descumprimento à legislação trabalhista.