Salvador: Historiador Luiz Américo lança biografia de Catulo da Paixão Cearense

Cartaz de lançamento do livro 'Catulo da Paixão Cearense'.
Cartaz de lançamento do livro 'Catulo da Paixão Cearense'.
Cartaz de lançamento do livro 'Catulo da Paixão Cearense'.
Cartaz do lançamento do livro ‘Catulo da Paixão Cearense’.

O livro de autoria de Luiz Américo Lisboa Junior comemora os 150 anos de nascimento e 70 da morte de Catulo da Paixão. O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, com o apoio da Secult-BA, e a Editora Instituto Geia (MA) promovem o lançamento do livro “Da modinha ao sertão – vida e obra de Catulo da Paixão Cearense”, de autoria do pedagogo e historiador baiano Luiz Américo Lisboa Junior. O evento acontece nesta quinta-feira, dia 7 de julho de 2016, das 16h às 20h, no Panteon Pedro Calmon do IGHB. Na ocasião haverá palestras, apresentações musicais e declamação de poemas. O livro acompanha CD com fotos e músicas.

No ano em que se completam 150 anos de nascimento e 70 da morte de Catulo da Paixão Cearense, surge a mais completa biografia do poeta, cantor e compositor, escrita por Luiz Américo Lisboa Junior. Com 624 páginas e prefácio de José Sarney, membro da Academia Brasileira de Letras, o livro narra em minúcias a história de Catulo, desde a trajetória de seu pai Amâncio da Paixão Cearense, no Ceará, no Maranhão e no Rio de Janeiro, até a morte do poeta em 1946.

Fartamente documentado, pela primeira vez são apresentadas ao público a certidão de nascimento e falecimento de seu irmão homônimo, e a certidão de nascimento de Catulo, pondo fim às especulações sobre a verdadeira data de seu nascimento. O livro traz ainda os documentos que provam as datas exatas de sua saída do Maranhão para o Ceará e sua chegada com a família no Rio de Janeiro. As relações sociais, literárias e políticas de Catulo desde o império, passando pela República Velha até o fim do Estado Novo são minuciosamente narradas, além da sua participação no teatro, na imprensa, no rádio, e sua relação com parceiros, intérpretes, escritores e editores. Catulo em seu tempo histórico, o homem e a obra contextualizados e definidos como um dos personagens mais destacados da cultura brasileira do século vinte.

O livro vem encartado com um CD contendo 114 músicas em gravações originais restauradas, desde 1902 até 1937, no maior levantamento já feito de sua discografia; 97 fotos, muitas inéditas; capas das primeiras edições de seus livros; 33 caricaturas; anúncios de seus livros na imprensa, capas dos LPs lançados sob sua obra e as imagens do seu maior manuscrito já encontrado. O cantor, compositor e poeta do sertão em plenitude. Sua vida e obra deixam finalmente de serem romanceadas e folclorizadas, ressurgindo à luz da história.

O autor- Luiz Américo Lisboa Junior, natural de Salvador. É pedagogo e historiador. Começou seu trabalho como pesquisador musical em 1975. É sócio efetivo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, do qual, também faz parte da sua diretoria. Em 2014 publicou seu quinto livro, Marchas brasileiras-1927/1940 – em dois volumes.  Agora, em 2016 lança Da modinha ao sertão-vida e obra de Catulo da Paixão Cearense.

Agenda

O quê: Lançamento do livro Da modinha ao sertão-vida e obra de Catulo da Paixão Cearense, Luiz Américo Lisboa Junior.

Quando: Dia 7 de julho (quinta-feira), das 16h às 20h.

Onde: No Instituto Geográfico e Histórico da Bahia – Avenida Joana Angélica, 43 – Piedade, Salvador/BA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115123 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.