Jorge Magalhães lança ‘A República do Mangue’ em Salvador e participação da 24º Bienal Internacional do Livro em São Paulo

Jornalista Jorge Magalhães lança, em Salvador,'A República do Mangue'.
Jornalista Jorge Magalhães lança, em Salvador,'A República do Mangue'.

O jornalista e escritor Jorge Magalhães, após o bem sucedido lançamento de A República do Mangue, seu romance de estreia, no MAP, em Feira de Santana, participou da 14ª Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP), Rio de janeiro, e estará autografando o seu livro no dia 3 de agosto de 2016, no Póstudo, badalado point cultural do Rio Vermelho, em Salvador.

O romance A República do Mangue foi impresso em Lisboa pela Chiado Editora, com distribuição simultânea para os países de língua portuguesa.   Jorge Magalhães se apoia em vasta experiência  jornalística para engendrar, nesta comovente e emocionante história,  cores vivas de um realismo inescapável aos fatos que enleiam protagonistas e coadjuvantes imbricados numa trama que se passa numa ilha paradisíaca e imaginária.

Contundente e elegantemente envolvente, a narrativa, rica na descrição minuciosa de cenários, objetos e personagens, nos remetem, en passant, à  época da Colonização Portuguesa no Brasil, transportando-a, com suas inescapáveis consequências, aos tempos de agora.

A depredação dos bosques dos manguezais pela ocupação desordenada do homem, agravada pela sanha criminosa do capital especulativo com a anuência do poder político, é o eixo central do romance.

O drama de uma comunidade de humildes pescadores e marisqueiros de Tracajás, ilha/cidade que da nome ao arquipélago idílico, revela a cosmovisão do autor sobre as engrenagens que subvertem e destroem valores e conceitos de um mundo ameaçado pela distopia de um modelo concentrador de poder.

SARAU LITEROMUSICAL

Na sessão de autógrafo do Póstudo, Jorge Magalhães contará com a participação especial do cantor e compositor Rá Nascimento, parceiro e amigo de longas datas. Juntos, emplacaram Cheiros & Temperos, primeiro clip institucional da TV Educativa; e a brejeira canção Flor Cristalina, gravada por Luiz Caldas e Tonton Flores,  na grade da programação  da Educadora FM, gravada  por Luiz Caldas e Tonton Flores.

Jorge Magalhães também já tem participação confirmada no dia 3 de setembro na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo. Das 12h00 às 12h50,  no stand nº 045 da Chiado Editora,  o romancista feirense fará mais uma sessão de autógrafo de A República do Mangue.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141293 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.