

Três gerações consecutivas de prefeitos do Município de Candeias têm mandatos cassados por determinação do Poder Judiciário.
Em 2008, Maria Célia de Jesus Magalhães Ramos (Amiga Ju) foi cassada por compra de votos. Na época, Maria Angélica Juvenal Maia (Maria Maia), segunda colocada nas eleições, assumiu o cargo.
Em 2012, reeleita para o cargo de prefeita de Candeias, Maria Maia teve o mandato cassado por ordem da Justiça.
Com o afastamento de Maria Maia, assumiu a gestão do município o vereador Francisco Silva Conceição (Sargento Francisco). Na época, Sargento Francisco presidia a Câmara Municipal de Candeias. Em 2012, no exercício do cargo de prefeito, Sargento Francisco foi reeleito.
Em 2016, o Ministério Público Federal denuncia o prefeito Sargento Francisco ao Poder Judiciário. Incriminado por fraude em reformas de unidade de saúde, a justiça determina que o prefeito seja afastado do cargo por 180 dias.
Sargento Francisco torna-se o terceiro prefeito de Candeias a não termina o mandato, por determinação da Justiça, em decorrência de possíveis atos de improbidade administrativa.
Vice
Com o afastamento de Sargento Francisco, o vice-prefeito Jorge Luiz Tavares Bordoni (Bom Jorge, PRB) assume a gestão municipal, até que o próximo prefeito eleito tome posse, em 2017.
Inquérito
Em junho de 2016, o MPF abriu inquérito contra o prefeito Sargento Francisco, secretários e diretores por suspeição de superfaturamento, atraso e paralisação de seis unidades básicas de saúde.