Selo Uniafro lança livro sobre o Recôncavo da Bahia através do olhar fotográfico de Jomar Lima

Trabalho fotográfico de Jomar Lima.
Trabalho fotográfico de Jomar Lima.
Trabalho fotográfico de Jomar Lima.
Trabalho fotográfico de Jomar Lima.

Com o objetivo de ampliar o repertório de pesquisadores e professores, o Selo Uniafro oferece uma coleção que foca na História da África e nas culturas afro-brasileira e indígena, permitindo um conhecimento amplo sobre nossas origens.

O 22º volume, intitulado “O Recôncavo no olhar de Jomar Lima – Patrimônio, Religiosidade e Festas Populares”, é uma coletânea de imagens e textos importantes que mostram a resistência do povo negro e suas tradições numa das localidades mais importantes do Brasil quando se trata de História da África: Recôncavo da Bahia.

Os organizadores deste edição, Antonio Librerac e Rosy de Oliveira, primaram ao escolher imagens que refletissem o saber de um povo. Desde os rituais do Candomblé até as festas mais famosas como a D’Ajuda, Jomar Lima consegue através de sua vivência preservar tanto o patrimônio imaterial quanto material. O registro fotográfico do artista se tornou material importante, de referência, para os pesquisadores e professores.

Entre os poemas de Raimundo Cerqueira, João Moraes e Nuno Gonçalves, o leitor poderá imaginar detalhes que se casam com as imagens de Jomar Lima. São frases que mostram também um cotidiano do Recôncavo. O último texto da jornalista e pesquisadora em Artes Visuais, Vaneza Melo, é uma crítica de arte que expõe sobre o porquê Jomar Lima se liga ao passado. Este conceito é o de retrodição. É através deste que o fotógrafo preserva a tradição, pois identifica no presente o que ainda é passado.

O lançamento do 22º Volume da Uniafro “O Recôncavo no olhar de Jomar Lima” será lançado no próximo dia 08 de junho, a partir das 19h, no CineTheatro Cachoeirano, localizado na praça Teixeira de Freitas, s/nº, centro de Cachoeira. Durante o lançamento, haverá um recital de poesias com os autores  já citados, uma mesa de apresentação com os organizadores Antonio Liberac e Rosy de Oliveira e o fotógrafo Jomar Lima, e a apresentação musical do grupo Gegê Nago.

Além do lançamento do livro, Jomar Lima também lançará seu site (www.jomarlima.com.br).”A partir desta data, será possível também os pesquisadores e professores conhecerem meus trabalhos. Tenho várias séries que mostram também o comportamento de outras comunidades em outros países. O importante é que com o selo Uniafro foi possível eu disponibilizar para uma vasta de rede de pesquisadores que se interessam pela História da África algo que é um presente na minha vida: a vivência e andanças dentro do Recôncavo”, finaliza o fotógrafo.

Agenda

O quê: Lançamentos do 22º volume Uniafro “O Recôncavo no olhar de Jomar Lima” e do site www.jomarlima.com.br

Quando: 08 de junho de 2016 | Horário: 19h

Onde: Cine Theatro Cachoeirano, Praça Teixeira de Freitas, s/nº – Centro – Cachoeira

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120792 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.