São João: saiba o que mais pesa no bolso do consumidor e quais as dicas para economizar

Decoração da edição 2016 do São João do Pelourinho, em Salvador.
Decoração da edição 2016 do São João do Pelourinho, em Salvador.
Decoração da edição 2016 do São João do Pelourinho, em Salvador. Fogos de artifícios, cerveja e refrigerantes em lata estão na lista de alta carga tributária
Decoração da edição 2016 do São João do Pelourinho, em Salvador. Fogos de artifícios, cerveja e refrigerantes em lata estão na lista de alta carga tributária.

Forró, comidas típicas e muita animação não vão faltar no São João. No entanto, em meio à recessão econômica, os brasileiros devem evitar os excessos na hora de ir às compras e festejar. O advogado tributarista, Gutemberg Barros, explica que o país tem uma das maiores cargas tributárias, fator que reflete na inflação dos produtos.

Produtos típicos da época, de acordo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), não ficam fora da lista salgada para o bolso do consumidor. Itens como fogos de artifício e quentão podem atingir a casa dos 60% de carga tributária. A cerveja e o refrigerante em lata também não ficam atrás, representando uma média de 50% e 47%, respectivamente.

Especialista no assunto, Gutemberg conta que a elevação do valor do produto acontece, em muitos casos, por conta da necessidade do cliente. “Quanto mais supérfluo, como as bebidas alcóolicas e os fogos de artifício, maior o imposto incidente”, explica o tributarista, ressaltando que as comidas típicas e as vestimentas mais usadas na época, como jeans (38,53%), blusas xadrez (34,67%) e chapéu de palha (33,95%), também têm valores alterados por conta dos impostos.

Gutemberg conta que o processo de industrialização também soma impostos, no caso das bebidas. Em relação aos fogos, a proibição devido ao perigo estimula a alta do tributo. Por conta da crise, a dica é aproveitar a lei da oferta e pesquisar os melhores preços do mercado.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106596 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]