Retomada do Parque Industrial da Cajuba vai impulsionar a agricultura familiar na Bahia

Grupos europeus apresentam projetos de investimentos na Bahia.
Grupos europeus apresentam projetos de investimentos na Bahia.
Grupos europeus apresentam projetos de investimentos na Bahia.
Grupos europeus apresentam projetos de investimentos na Bahia.

Uma reunião entre a Secretaria de Desenvolvimento rural (SDR) e o grupo inglês Sono Internacional foi realizada nesta quarta-feira (01/06/2016), na sede da secretaria, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com o objetivo de debater a comercialização da agricultura familiar dos territórios Semiárido Nordeste II e Litoral Norte e Agreste baiano, devido à retomada do Parque Industrial da Cajuba, em Nova Soure, na região nordeste do estado.

Com a retomada da produção, prevista para outubro, deverão ser gerados 150 empregos diretos, beneficiando, principalmente os pequenos e médios produtores da região. Na cadeia produtiva, mais de cinco mil pessoas estarão envolvidas na plantação e colheita de frutas para abastecer a unidade.

O encontro, realizado com a presença do superintendente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro e o representante da Sono Internacional, Welbyson Costa, teve ainda a finalidade de formar um grupo de trabalho para criar estratégias de qualificação da oferta de matéria-prima oriunda da agricultura familiar, a exemplo da laranja, caju, maracujá, acerola, graviola, manga e goiaba, para atender à demanda da indústria.

De acordo com Jeandro Ribeiro, a finalidade é integrar os agricultores familiares dos territórios Semiárido Nordeste II e Litoral Norte e Agreste Baiano, qualificando a oferta. “Com a retomada da produção, será viabilizada a comercialização da agricultura familiar na região, com destaque para o pseudofruto do caju, que anteriormente não era devidamente aproveitado, pois a prioridade sempre foi da castanha”.

O grupo Sono Internacional arrematou em leilão a indústria Cajuba, e tem como foco os cítricos, aproveitando a produção de limão e laranja da região, além das frutas tropicais, para o processamento de sucos integrais, concentrados e ultrafiltrados, para exportação e o mercado brasileiro.

Investimentos na Bahia

A reunião foi desdobramento do encontro realizado na última a segunda-feira (30), no em Salvador, com a presença do governador da Bahia, Rui Costa, dos secretários de Planejamento e vice-governador, João Leão e de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues. O evento contou ainda com a participação da empresa portuguesa Euroeste, que vai implantar um complexo agroindustrial no município de Barra, no oeste, voltado ao plantio de grãos, fabricação de ração e abate de suínos.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 106881 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]