Feira de Santana cria Comitê de Políticas Sustentáveis

Documento foi assinado pelo prefeito José Ronaldo.
Documento foi assinado pelo prefeito José Ronaldo.
Documento foi assinado pelo prefeito José Ronaldo.
Documento foi assinado pelo prefeito José Ronaldo.

Feira de Santana sai na frente em relação a outros municípios do país com a criação do Comitê Municipal de Políticas Sustentáveis. O documento que o institui foi assinado pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho, na manhã desta sexta-feira, (03/06/2016), durante a abertura do 2º Seminário de Meio Ambiente, no Teatro Municipal Margarida Ribeiro.

O Comitê será integrado por representantes do poder público municipal e da sociedade civil e será coordenado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semmam), Desenvolvimento Urbano e de Relações Interinstitucionais, com a presidência da Semmam.

Entre as atribuições do Comitê estão o de elaborar o Plano Municipal de Desenvolvimento Sustentável, conforme os princípios da Organização das Nações Unidas (ONU); acompanhar e monitorar a implementação e o desenvolvimento da Politica Municipal de Desenvolvimento Sustentável; apoiar ações que visem tornar Feira de Santana numa cidade sustentável; organizar encontros para avaliar e reformular as ações para a consolidação da Politica Municipal de Desenvolvimento Sustentável.

“A criação do Comitê Municipal de Politicas Sustentáveis demonstra que a Prefeitura de Feira de Santana tem dado uma atenção especial para as questões ambientais, sobretudo, com o proposito de torná-la uma cidade sustentável”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Maurício Carvalho.

O secretário destaca alguns pontos do documento que dão sinais de que a Prefeitura está investindo em planejamento, a exemplo do IPTU Verde, que estimula a responsabilidade ambiental, a elaboração do Plano de Gestão Integrada de Resíduos e a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana – um dos componentes para uma cidade sustentável.

“A partir da criação desse comitê, o Município cria um fórum de debate permanente e de encaminhamento de ações, que vai envolver o Estado e a União. Este é um grande exemplo de cidadania e democracia”, salienta Maurício Carvalho.

De acordo com o coordenador de Programa Permanente Ecobairro, Paulo Santos, é o Comitê de Políticas Sustentáveis que reúne a sociedade civil e os órgãos públicos. “Feira de Santana dar exemplo de como trazer a realidade planetária para o agente público local. O modelo de cidade sustentável inclui um novo formato na democracia. A democracia representativa e mais a participativa vão consolidar uma democracia deliberativa”, pontua.

A abertura do 2º Seminário de Meio Ambiente também contou com as presenças dos secretários municipais de Comunicação, Valdomiro Silva, e de Relações Interinstitucionais, Sergio Carneiro.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108748 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]