Caravana leva serviços públicos para os Territórios de Identidade

Caravana de Justiça Social ocorre no no Território do Sisal.
Caravana de Justiça Social ocorre no no Território do Sisal.
Caravana de Justiça Social ocorre no  no Território do Sisal.
Caravana de Justiça Social ocorre no no Território do Sisal.

O Governo do Estado leva a Caravana da Justiça Social aos Territórios de Identidade da Bahia. A iniciativa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) oferece cursos, oficinas, capacitação e serviços das áreas de assistência social, segurança alimentar, justiça, direitos humanos, cidadania, acessibilidade, protagonismo juvenil, saúde e atividades de lazer para as famílias do interior do estado.

A primeira edição será no Território do Sisal, na quinta-feira (09/06/2016), nos municípios de Serrinha, das 8h às 15h, e em Valente, às 10h30. “A Caravana da Justiça Social surge em atendimento às demandas de diversos atores sociais, visando à ampliação da transversalidade e da intersetorialidade nas ações do Estado, além da garantia de sua interiorização”, explica o secretário de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, Geraldo Reis.

Na primeira etapa, nos meses de junho e julho, a Caravana chega a seis territórios de identidade: Sisal, nos municípios de Serrinha e Valente; Litoral Norte, em Alagoinhas; Metropolitana de Salvador, em Lauro de Freitas; Sudoeste Baiano, em Vitória da Conquista, Planalto e Anagé; Baixo Sul, em Valença; e Litoral Sul, em Itabuna. “Também serão realizadas visitas técnicas aos equipamentos e serviços financiados e co-financiados pela Secretaria de Justiça Social nesses municípios, na perspectiva de estreitar a relação de parceria técnica, institucional e política do Estado com os municípios”, adianta o secretário.

Primeira parada: Serviços da Caravana promovem cidadania – O município de Serrinha, no território de identidade do Sisal, será o primeiro a receber os serviços sociais da Caravana da Justiça Social, na próxima quinta-feira (9), a partir das 8h, no Colégio Estadual Rubem Nogueira (Praça Morena Bela).

Durante todo o dia, a população poderá realizar cadastro e tirar dúvidas sobre o Programa Bolsa Família; obter orientação jurídica do Balcão de Justiça, da Defensoria Pública do Estado; acessar serviços de saúde, a exemplo de teste de glicemia, aferição de pressão arterial, teste rápido de HIV e higiene bucal; atendimento ao consumidor (Procon); Passe Livre Intermunicipal; Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), com emissão de carteira de identidade, CPF, antecedentes criminais e certidão de nascimento; curso de formação para conselheiros tutelares; monitoramento e gestão da assistência social; diálogos com a juventude e implantação da Câmara Técnica de Juventude; além de atividades de lazer para as crianças.

Caravana entrega cisternas no território do Sisal – Também na quinta-feira (9), às 10h30, na Casa do Agricultor Familiar, município de Valente, a Caravana da Justiça Social entrega 3.931 estruturas hídricas para produção e consumo, implementadas pela Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social, um investimento de aproximadamente R$ 20 milhões. Também serão entregues ações do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Aquisição de Leite (PAA-Leite), beneficiando os pequenos produtores rurais dos municípios de Conceição do Coité, Valente, Biritinga e Santa Luz, com recursos na ordem de R$ 2,4 milhões.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112673 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]