ALBA: deputado José de Arimateia promove orientação financeira a idosos durante audiência pública

Deputado José de Arimateia desenvolve trabalho de apoio ao idoso.
Deputado José de Arimateia desenvolve trabalho de apoio ao idoso.
Deputado José de Arimateia desenvolve trabalho de apoio ao idoso.
Deputado José de Arimateia desenvolve trabalho de apoio ao idoso.

O superendividamento do idoso, aposentado e pensionista foi o combustível para o debate que ocorreu na manhã desta quarta-feira (15/06/2016), na Comissão de Defesa do Consumidor e Relações de Trabalho, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA). Proposta pelo presidente do Colegiado, deputado estadual José de Arimateia (PRB), em pleno Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, a discussão teve o intuito de alertar esta parcela da população contra os abusos praticados por instituições financeiras e orientar sobre relações de consumo saudáveis, através de palestras com especialistas.

Satisfeito com o resultado da Audiência Pública, Arimateia salientou a importância do trabalho realizado pelo Juizado Cível de Apoio ao Superendividado. Para ele, os dados apresentados são preocupantes. “Se o endividamento já é ruim para todos, é principalmente para os idosos, que são ainda mais vulneráveis aos apelos de instituições financeiras e até mesmo da própria família”, concluiu o parlamentar.

De acordo com a Juíza Titular do Sistema dos Juizados Especiais, Fabiana Pellegrino, o idoso é considerado um consumidor hipervulnerável, devido a fragilidades físicas ou psicológicas impostas pela idade avançada, como na saúde e na capacidade de compreensão. Ela chama a atenção para agravos ainda maiores, como analfabetismo ou analfabetismo funcional. “Se para a maioria das pessoas já é difícil compreender os contratos, o caso do idoso numa dessas condições necessita de uma proteção ainda maior, não só por parte dos poderes públicos, mas também da família”, acrescentou.

Por outro lado, para o professor de Psicologia Adailton Souza, é possível “educar a emoção para resistir aos estímulos usados pela publicidade para seduzir o consumidor, através da construção de novos padrões comportamentais”. Já o professor de Finanças Antônio Carvalho dá orientações sobre como adquirir um autocontrole financeiro. “Primeiro, ter consciência de quanto se ganha, depois estabelecer uma escala de prioridades para o uso dessa renda. Por último, adotar ferramentas de controle para que os gastos não ultrapassem os ganhos. E lembrar sempre que o limite de compra deve ser o da renda, nunca o do crédito que é oferecido”, ensinou.

Além dos professores, que realizam oficinas educativas no Juizado Cível de Apoio ao Superendividado, estiveram presentes na Audiência Pública os Supervisores da instituição, Rafael Souto e Clóvis Andrade, o Presidente da Associação dos Pensionistas e Aposentados da Previdência Social da Bahia (Asaprev / Casa do Aposentado), Marcos Barroso, e o Defensor Público Gil Braga.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108822 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]