Voluntárias Sociais da Bahia fecham parceria para a construção do centro de equoterapia de Jequié

Jequié vai ganhar centro de equoterapia.Jequié vai ganhar centro de equoterapia.
Jequié vai ganhar centro de equoterapia.

Jequié vai ganhar centro de equoterapia.

Com o objetivo de ajudar a expandir a oferta da equoterapia para a população do interior da Bahia, facilitando o acesso de famílias de baixa renda que moram distantes da capital baiana ao serviço, as Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Associação Jequieense de Hipismo e Equoterapia (AJHE) estabeleceram na tarde da última quarta-feira (25/05/2016), durante a feira agropecuária que acontece no Parque de Exposições de Jequié, uma parceria para a construção da primeira etapa do Centro Interdisciplinar de Equoterapia da cidade. A construção do equipamento é uma iniciativa da presidente das VSBA e primeira-dama do Estado, Aline Peixoto.

Nesta primeira etapa, as VSBA repassam cerca de R$ 300 mil para custear a execução da obra, recurso arrecadado no Bazar Social de produtos novos recuperados pela Receita Federal, realizado em agosto do ano passado. O Centro Interdisciplinar de Equoterapia deve começar a funcionar em 2017, no Parque de Exposição de Jequié, conforme acordo de comodato com o Sindicato Rural de Jequié, que transfere para a AJHE, por vinte anos, uma área de mais de mil metros quadrados.

A idade inicial para o tratamento das crianças é de dois anos, não havendo uma idade limite. A entidade vai atender também os pais e familiares dos pacientes uma vez por mês, realizando reuniões mensais com a presença de psicólogos para discutir temas diversos relacionados aos pacientes e sua família.

A equoterapia é um método terapêutico para pessoas com deficiência, que utiliza o cavalo numa abordagem interdisciplinar, nas áreas da educação, saúde e equitação, buscando melhorias significativas no aspecto físico, psicológico, emocional, cognitivo, biopsicossocial, entre outros, obtendo resultados de até 80% no convívio social.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]