Salvador: Sarau da Imprensa discute arquitetura e urbanismo no Centro Histórico

Cartaz da 5ª Edição do Sarau da Imprensa. Evento ocorre em Salvador.
Cartaz da 5ª Edição do Sarau da Imprensa. Evento ocorre em Salvador.
Cartaz da 5ª Edição do Sarau da Imprensa. Evento ocorre em Salvador.
Cartaz da 5ª Edição do Sarau da Imprensa. Evento ocorre em Salvador.

Para discutir o que tem sido feito pela manutenção e preservação do conjunto histórico, cultural e urbanístico do Centro Histórico de Salvador, a quinta edição do Sarau da Imprensa debate o tema Arquitetura, Urbanismo, Centro Histórico: o Real Des-visto. O encontro será nesta quinta-feira (12/05/2016), às 19h, na Associação Bahiana de Imprensa (ABI) – o evento celebra o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, comemorado em 03 de maio – e terá atração musical de Ubiratan Marques & Asé Ensemble. Entrada gratuita!

Participam do debate o superintendente regional do Iphan, Fernando Ornelas, a arquiteta Iara Sydenstricker, e a jornalista especializada em patrimônio material e imaterial, Mary Weinstein. Mediador do projeto, o jornalista Ernesto Marques destaca as transformações na estrutura arquitetônica e urbanística vividas pela cidade nas últimas décadas, sobretudo após a implantação do Pólo Petroquímico de Camaçari e a construção do Centro Administrativo da Bahia. “Essas mudanças ganham contornos específicos quando a cidade é observada a partir do Centro Histórico. Mais recentemente, a demolição de imóveis na área, sob o argumento do risco de desabamento, é recorrente e serve de alerta”, critica.

Doutora em Cultura e Sociedade pela Ufba e coordenadora do projeto de pesquisa em Jornalismo, Cidade e Patrimônio Cultural, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), a jornalista Mary Weinstein acredita que, quando falamos em preservação do patrimônio histórico das cidades em geral, o mundo está indo para um lado e o Brasil para o outro. “Há vários exemplos de cidades que construíram seu futuro sem destruir o passado. Por incrível que pareça, geralmente, o tempo destrói menos que as deliberações de governos, que se mostram ignorantes, ou displicentes, ou negligentes. Eles é que decidem modificar uma memória, uma história, sem se preocupar com o passado do lugar”, lamenta.

Atração musical – Para o encerramento da quinta edição do Sarau da Imprensa, teremos a apresentação de Ubiratan Marques & Asé Ensemble, projeto que tem como base elementos da cultura afrobrasileira. O repertório conta com músicas como Yemanjá, Luiz, Ibeji, e as inéditas Lodô Inã e Orin Ori, compostas em parceria com Mateus Aleluia especialmente para o projeto. O projeto já realizou apresentações no Concerto nas Igrejas e em espaços como Ordem Terceira do São Francisco, São Pedro dos Clérigos e Igreja do Rosário dos Pretos, além do Museu da Misericórdia.

Projeto – O Sarau da Imprensa prossegue até o mês de junho, sendo um encontro por mês, sempre às quintas-feiras, a partir das 19 horas. Para abordar temas contemporâneos, o projeto sempre trará a participação de especialistas, além de apresentações artísticas que dialogam com cada tema proposto. O projeto conta com apoio financeiro do Governo do Estado, por meio do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Podem participar estudantes, profissionais liberais, classe artística, jornalistas, comunicólogos, intelectuais, formadores de opinião e demais interessados.

Agenda

Quando: dia 12 de maio de 2016, às 19 horas;

Onde: Sede da Associação Bahiana de Imprensa – ABI (rua Guedes Brito, nº 1, edifício Ranulfo Oliveira, 8º andar,  no Centro Histórico de Salvador)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110984 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]