Salvador: curso de Combate à Corrupção traz Fausto de Sanctis e Ricardo Saadi

Fausto de Sanctis e Ricardo Saadi, juiz e delegado estiveram à frente da operação Satiagraha.
Fausto de Sanctis e Ricardo Saadi, juiz e delegado estiveram à frente da operação Satiagraha.
Fausto de Sanctis e Ricardo Saadi, juiz e delegado estiveram à frente da operação Satiagraha.
Fausto de Sanctis e Ricardo Saadi, juiz e delegado estiveram à frente da operação Satiagraha.

O desembargador Fausto De Sanctis, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e o delegado Ricardo Andrade Saadi, diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), estão entre os palestrantes que farão a abertura do Curso de Capacitação e Treinamento no Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro, que acontecerá entre os dias 09 e 11 de maio de 2016, em Salvador. A ação é uma parceria entre a Escola de Magistrados da Bahia (EMAB) e o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI) da Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), do Ministério da Justiça, com apoio do Tribunal de Justiça da Bahia. A capacitação será realizada das 9h às 17h30 na sede do TJBA, no CAB.

O curso está inserido no âmbito do Programa Nacional de Capacitação e Treinamento para o Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (PNLD), resultado de uma das ações da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Entre os temas abordados estarão Cooperação Jurídica Internacional e Recuperação de Ativos como instrumento de combate ao crime; Sistema Nacional de Combate à Lavagem de Dinheiro e de Recuperação de Ativos; Medidas Assecuratórias; Lavagem de Dinheiro e Influência das Diretrizes Internacionais; Sistema Financeiro Nacional; Inteligência Financeira; Prevenção da Corrupção; Aspectos penais da corrupção; Combate à corrupção em licitações e contratos públicos; e Combate à corrupção em licitações e contratos públicos.

Palestrantes – O desembargador Fausto De Sanctis é especialista na área de crimes financeiros. Famoso por sua atuação em operações de combate à lavagem de dinheiro, ele recebeu o prêmio International Section’s annual Award for Distinction in International Law and Affairs, concedido pela New York State Bar Association (Associação de Advogados do Estado de Nova York), em reconhecimento àqueles que contribuíram para o desenvolvimento global do Direito Internacional e do Estado de Direito. De Sanctis esteve à frente da operação Satiagraha, que investigou esquema de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo grupo financeiro, e Castelo de Areia, sobre supostos crimes financeiros e desvio de verbas públicas que envolveriam partidos e empreiteiras.

O delegado Ricardo Andrade Saadi, da Polícia Federal, foi coordenador da força-tarefa encarregada de refazer o inquérito da operação Satiagraha. Hoje, é o diretor do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI). Especialista em crimes financeiros, participou nos últimos anos das principais operações de combate à lavagem de dinheiro. Em 2008, comandou a operação que resultou na prisão do traficante colombiano Juan Carlos Abadía, extraditado no ano passado para os Estados Unidos. Entre as missões de Saadi no DRCI está a repatriação de US$ 3 bilhões apreendidos no exterior, dinheiro oriundo da corrupção, narcotráfico e sonegação de impostos, remetido ilegalmente do Brasil.

O curso é gratuito e aberto a magistrados, procuradores, promotores de justiça, delegados, advogados, defensores públicos, auditores fiscais e assessores. As inscrições devem ser confirmadas através do e-mail secretaria@emab.com.br, pelos telefones (71) 3321-1541/0844 ou ainda na própria sede da EMAB, localizada na Rua Arquimedes Gonçalves, 212, no Jardim Baiano, bairro de Nazaré, em Salvador.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141298 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário