Governo homologa decretos de situação de emergência nos municípios de Vitória da Conquista, Andaraí, Mairi e Caetité

Sede do Município de Andaraí, Chapada Diamantina. Governo homologa situação de emergência.
Sede do Município de Andaraí, Chapada Diamantina. Governo homologa situação de emergência.
Sede do Município de Andaraí, Chapada Diamantina. Governo homologa situação de emergência.
Sede do Município de Andaraí, Chapada Diamantina. Governo homologa situação de emergência.

O Governo do Estado publicou, na edição desta quinta-feira (28/04/2016) do Diário Oficial, a homologação dos decretos municipais de Vitória da Conquista, Andaraí, Mairi e Caetité, que declararam situação de emergência, pelo prazo de 180 dias, nas áreas comprovadamente afetadas pela estiagem prolongada, causando danos às atividades econômicas e à população.

No decreto, que também tem por base as informações prestadas pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec), vinculada à Casa Civil, o governo afirma que compete ao Estado preservar o bem-estar da população e, nesse sentido, adotar as medidas necessárias. Atualmente 146 municípios estão em situação de emergência, na Bahia, devido à estiagem que prejudica mais de 1,6 milhão de pessoas.

Em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, o prefeito Guilherme Menezes se reuniu com os técnicos da Defesa Civil para traçar as ações emergenciais. Em seguida, eles visitaram as áreas rurais para verificar a situação ‘in loco’ dos pequenos lavradores. Em Mairi, no centro norte do estado, Caetité e Andaraí (centro sul), as lavouras também foram comprometidas pela escassez da chuva.

As equipes técnicas da Sudec seguem acompanhando a situação dos municípios atingidos pela estiagem. Quinze foram visitados e os que manifestaram a necessidade de decretar situação de emergência recebem orientações para o levantamento das famílias prejudicas pela falta de chuva, avaliação dos danos e prejuízos e sobre o preenchimento da documentação.

Apenas os municípios com decretos reconhecidos pela União, e ou homologados pelo Estado, podem ter acesso aos recursos emergenciais federais ou estaduais, como o recebimento da bolsa estiagem ou garantia safra, perfuração e recuperação de poços, construção de cisternas, linha de crédito, inclusão na Operação Carro-Pipa, executada pelo governo federal, através do exército brasileiro, e pelo Estado, por meio da Sudec, em parceria com as prefeituras, entre outras ações.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111159 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]