Programa Topa é finalista do prêmio nacional Medalha Paulo Freire

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Luzinete da Paz, 75 anos, aluna do programa Topa.
Luzinete da Paz, 75 anos, aluna do programa Topa.
Luzinete da Paz, 75 anos, aluna do programa Topa.
Luzinete da Paz, 75 anos, aluna do programa Topa.

O Todos pela Alfabetização (Topa) é finalista no prêmio nacional Medalha Paulo Freire, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). O programa do Governo do Estado – realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em parceria com o MEC – foi selecionado por já ter alfabetizado 1,4 milhão de pessoas em todo a Bahia, desde 2007. A premiação vai acontecer durante o VI Confintea Brasil +6 – Seminário Internacional de Educação ao Longo da Vida, que acontece de 25 a 27 de abril, em Brasília.

O Topa foi selecionado para concorrer à Medalha Paulo Freire, especialmente, pela sua experiência de alfabetizar e emancipar as pessoas privadas de liberdade. “Estar entre os dez finalistas tem um grande significado pela própria importância do prêmio, que leva o nome do educador cuja concepção de educação é adotada pelo Topa. É também gratificante o nosso programa ter sido escolhido em meio a tantos, em todo o país, por conta da sua proposta de semear sonhos e plantar esperanças por onde passa ao alfabetizar pessoas que não tiveram a oportunidade de aprender a ler e a escrever na idade certa”, afirmou a coordenadora do Topa, Elenir Alves.

Criado em 2007, pelo Governo da Bahia, em parceria com o Ministério da Educação, por meio do Programa Brasil Alfabetizado (PBA), o Topa é o maior programa de alfabetização do país. Desde que foi inaugurado, já beneficiou 1,4 milhão de jovens (acima de 15 anos), adultos e idosos não-alfabetizados. Isso graças à parceria com prefeituras municipais e entidades dos movimentos sociais e sindicais, universidades públicas e privadas. São 416 municípios parceiros, 600 entidades do movimento social e sindical e 32 mil bolsistas formados (alfabetizadores, coordenadores de turma e tradutores intérprete de libras).

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.