Governador Rui Costa entrega oitavo Distrito Integrado de Segurança Pública do Estado em Maraú

Inauguraão do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Inauguraão do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Inauguraão do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).
Inauguraão do Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep).

O combate à criminalidade em Maraú e municípios vizinhos ganhou o reforço de mais um Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep), inaugurado nesta quinta-feira (07/04/2016) pelo governador Rui Costa. A unidade, a terceira da região e a oitava do tipo no estado, abrigará a Delegacia e o Destacamento da Polícia Militar. Na ocasião, Rui ainda entregou 30 barracas para comercialização de produtos da agricultura familiar em feiras e visitou o Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul, como parte das ações do programa Educar para Transformar.

Segundo o governador, os Diseps são um conceito novo que o governo está implementando para integrar as polícias Civil e Militar, facilitando as ações em conjunto. “A PM tem a função do policiamento ostensivo e a Civil faz o trabalho investigativo. Promovendo a aproximação, melhoramos segurança pública”, disse. Rui ainda afirmou que outra forma de reforçar a segurança é melhorando a educação. “Por isso vou à escola. Assim a gente descobre o que precisa ser feito, encarando os problemas e resolvendo”, explicou.

Quem vive na zona rural afirma que a segurança já melhorou e será ampliada ainda mais com o Disep. Wilson Alves, de 48 anos, mora em Maraú há dez anos com a mulher e dez filhos. “Melhorou [a segurança] porque antes tinha muito assalto, eles tomavam moto. Agora já tem viatura passando na zona rural, dando assistência para a gente. Com esse equipamento novo, o Disep, vamos ter mais segurança ainda”, comemorou.

Diseps

Os Diseps integram em uma mesma estrutura as polícias Civil e Militar que, com a proximidade, têm a possibilidade de colaboração facilitada, aumentando a eficiência e a eficácia das ações para manter a população em segurança. Entre as atividades desenvolvidas estão o combate ao tráfico de drogas, aos assaltos e arrombamentos a bancos e caixas eletrônicas, além do policiamento das estradas das sedes e zonas rurais dos municípios do interior.

Já foram implantados Diseps nos municípios de Uruçuca, Bonito, Iguaí, Capim Grosso, Buritirama, Bom Jesus da Lapa e Itapé, com investimentos de mais de R$ 20 milhões. Além dos já entregues, as obras de mais oito unidades se encontram em fase de conclusão, com investimento total da ordem de R$ 33,2 milhões. As unidades em execução estão localizadas nos municípios de Serrinha, Porto Seguro, Salinas das Margaridas, Mata de São João (Praia do Forte), Juazeiro, Itapetinga e Vera Cruz, além de Salvador, no bairro de Cajazeiras.

Agricultura familiar

A presidente da Associação de Agricultores de Maraú, Lucila Conceição Santos, afirma que as novas barracas, entregues pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), órgão vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vão melhorar a renda e a qualidade do trabalho dos pequenos produtores beneficiados.

“Somos 40 agricultores familiares na nossa associação e trabalhávamos em barracas de madeira, cedidas pela prefeitura. Agora, cada pessoa vai ter a sua barraca. Vai facilitar, não vai misturar mercadoria, vai melhorar muito a vida do agricultor”, disse Lucila.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115123 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.