Comissão de Ética do PMDB analisa pedidos de expulsão dos ministros Celso Pansera e Kátia Abreu

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Comissão de Ética do PMDB analisa pedido de expulsão da ministra Kátia Abreu.
Comissão de Ética do PMDB analisa pedido de expulsão da ministra Kátia Abreu.
Comissão de Ética do PMDB analisa pedido de expulsão da ministra Kátia Abreu.
Comissão de Ética do PMDB analisa pedido de expulsão da ministra Kátia Abreu.

O presidente da Comissão de Ética e Disciplina do PMDB, advogado Eduardo Krause, já recebeu quatro representações que pedem a expulsão da legenda dos ministros Celso Pansera (Ciência e Tecnologia) e Kátia Abreu ( Agricultura e Pecuária).

O pedido de expulsão de Kátia Abreu é do Diretório da Bahia. Já os que pedem o desligamento de Pansera vieram dos diretórios do Acre, Santa Catarina e do Espírito Santo.

Os novos pedidos engrossam a lista de nomes que podem deixar a legenda por desobediência. No mês passado, a Comissão de Ética do PMDB foi instalada para analisar 11 processos que pedem a expulsão do recém-empossado ministro da Aviação Civil, deputado Mauro Lopes (MG).Krause deve indicar um ou mais relatores para dar um parecer sobre os pedidos encaminhados a ele ontem (06/04/2016) pelo presidente em exercício do partido, senador Romero Jucá (RR).

Segundo nota divulgada pelo PMDB, “o presidente Jucá fez questão de solicitar à Comissão de Ética o processamento com a maior rapidez possível para satisfação da base partidária e dos representados”, mas não há prazo definido para isso. O parecer ou pareceres dos relatores designados serão submetidos à votação na comissão. A palavra final será da Executiva Nacional.

Outros três integrantes do PMDB permanecem no comando de ministérios, mas sem enfrentar processo na Comissão de Ética do partido. Segundo a assessoria de imprensa da legenda, contra Marcelo Castro (Saúde), Eduardo Braga ( Minas e Energia) e Helder Barbalho ( Secretaria de Portos) ainda não há nenhum pedido de expulsão.

Rompimento

No dia 29 de março, quando foi decidido, por aclamação, o rompimento do PMDB com o governo da presidenta Dilma Rousseff, Jucá afirmou que, a partir daquele momento, nenhum membro do partido estava autorizado a ocupar cargos no governo.

Apesar da determinação, até agora somente Henrique Eduardo Alves, que ocupava a pasta do Turismo, pediu demissão. Ele entregou o pedido de desligamento na véspera da reunião do PMDB que sacramentou o rompimento com Dilma.

*Com informação da Agência Brasil.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.