

O projeto “Promoção dos Direitos Humanos das Mulheres na Bahia”, foi lançado na manhã de hoje (08/03/2016), no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.
O evento, que foi realizado no Dia Internacional da Mulher, fez parte da programação especial do “Março Mulheres 2016” da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA).
A Secretária de Políticas para as Mulheres da Bahia, Olívia Santana, marcou presença no lançamento, e em seu momento de fala, afirmou que o Dia Internacional da Mulher é uma data emblemática por representar muitas lutas. “É um dia que marca a luta das mulheres contra a escravidão, a exploração, pela redução da jornada de trabalho, dentre tantas outras batalhas”, explicou.
Diversas autoridades marcaram presença, dentre elas: o Secretário em exercício da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização da Bahia, Carlos Sodré; a Deputada Estadual e Presidenta da Comissão dos Direitos da Mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, Fabíola Mansur; a Defensora Pública, Cristina Ulm Ferreira Araújo; a Vice-Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Rosângela Araújo; e a Presidenta do Instituto Popular Cárcere e Direitos Humanos José Pereira Júnior, Jaíra Capistrano.
O projeto
O principal objetivo é realizar cursos de capacitação em Direitos Humanos e Cidadania para as internas em unidades prisionais; e cursos de capacitação sobre a temática da violência doméstica, tráfico e exploração de mulheres para organizações da sociedade civil e instituições públicas, que compõem a Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
Além das cidades contempladas com a capacitação para as internas do sistema prisional (Salvador, Teixeira de Freitas e Lauro de Freitas), também receberão a qualificação: mulheres da Rede de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres de Salvador, Prado, Porto Seguro, Valença e Mata de São João; e mulheres da sociedade civil de Seabra, Teixeira de Freitas, Amargosa, Juazeiro, Feira de Santana e Santa Maria da Vitória.
O programa é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH) e a Secretaria de Administração Penal e Ressocialização da Bahia (SEAP).