Feira de Santana: Mimus Companhia de Teatro apresenta série de atividades no Centro de Cultura Amélio Amorim

Cena do espetáculo 'O tigre'.
Cena do espetáculo 'O tigre'.
Cena do espetáculo 'O tigre'.
Cena do espetáculo ‘O tigre’.

A iniciativa, da Mimus Companhia de Teatro, começa com a apresentação do espetáculo ‘O Tigre’, de 11 a 13 de março de 2016, sempre às 19h, e com a realização de oficinas, às sextas e sábados, das 9h às 12h, e palestras temáticas, aos sábados, das 16h às 18h. Inscrições gratuitas para oficinas pelo www.mimus.com.br.

O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

A cena cultural de Feira de Santana vai se transformar nos meses de março, abril e maio de 2016 com a circulação do repertório cênico da Mimus Companhia de Teatro pela cidade e com a formação e atualização de artistas locais por meio de oficinas e palestras temáticas que funcionarão como conferências demonstrativas da técnica de Mímica Corporal Dramática (MCD) de Etienne Decroux, ator mímico francês. A série de eventos acontecerá sempre uma semana por mês, de sexta a domingo, no período de 11/03 a 30/05.

A primeira ação começa nesta sexta (11) e vai até domingo (13) com o espetáculo “O Tigre”, que tem texto e direção de Deborah Moreira, às 19h, no Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares (75) 3612-4516. Na sexta (11) e no sábado (12) acontece a estreia das oficinas, das 9h às 12h, e no sábado, das 16h às 18h, serão realizadas as oficinas. Os espetáculos têm ingressos populares, à venda na bilheteria do teatro – R$ 10,00 e R$ 5,00). As oficinas e palestras são gratuitas, com inscrições on line e emissão de certificado (www.mimus.com.br).

Os espetáculos da Companhia propõem experimentar os princípios técnicos e artísticos da MCD, associados a perspectivas e poéticas de teatralidades contemporâneas. A articulação entre a corporeidade dilatada, a construção cênica e uma dramaturgia textual original e autônoma tem sido a tônica do trabalho da Companhia, formada pelos artistas baianos, Deborah Moreira e George Mascarenhas.

Os atores escolheram Feira de Santana para sediar o novo trabalho da dupla no interior da Bahia, para onde sempre levam suas histórias e questionamentos, em função da própria efervescência cultural da cidade, que também receberá outros dois espetáculos. “Alegria de Viver”, de Deborah Moreira e direção de George Mascarenhas, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2010 nas categorias Melhor Ator e Melhor Texto, de 15 a 17/04, e “Jogo da Memória”, de Deborah Moreira, com direção de George Mascarenhas, de 27 a 29/05.

“O projeto Feira Mimus tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia, que estimulam o propósito da Mimus Companhia de Teatro de criar, realizar e fomentar pesquisas cênicas a partir da investigação do teatro físico e da dramaturgia, se apropriando da Mímica Corporal Dramática de Etienne Decroux para difundir conhecimentos, pesquisas e modos de criação ligados à mímica e ao teatro físico”, explica Deborah Moreira.

George Mascarenhas completa, lembrando que serão oferecidas 20 vagas por oficina, voltadas para quem tem interesse no Teatro Físico – artistas, profissionais, estudantes, jovens, pessoas com ou sem experiência teatral. “É um curso livre e seguirá um tema a cada mês: Mímica Corporal Dramática (MCD) Jogos e Improvisações; MCD Criação Cênica; e Dramaturgia e Teatro Físico”, revela.

O ator e diretor também esclarece que as palestras terão conexão com os mesmos temas, variando também a cada mês, abertas a todos os interessados de Feira de Santana, que terão a possibilidade de dialogar sobre experiências práticas nas demonstrações de trabalho: “MCD – O Corpo e a Cena”; “MCD – Princípios Poéticos”; e “Criação Dramatúrgica”.

A Mimus Companhia de Teatro organiza regularmente oficinas e cursos voltados para a prática e a pesquisa da mímica e do teatro físico, em diferentes módulos, temas e com cargas horárias variáveis. “O trabalho inclui técnicas e vivências de Improvisação e criação cênica a partir dos princípios da MCD de Etienne Decroux, como estudo da técnica, improvisação, composição e repertório, além de criações a partir da experimentação de princípios do drama, articulados com a MCD. Já as conferências demonstrações exploram os diversos aspectos da MCD e suas apropriações contemporâneas, se completando com os jogos mímicos, que utilizam os princípios da MCD em forma de jogo”, comenta Mascarenhas.

A Companhia

Formada pelos artistas Deborah Moreira e George Mascarenhas, a Mimus Companhia de Teatro foi criada em 2007, em Salvador, Bahia, tendo como linhas de atuação a criação cênica (construção e circulação de repertório cênico), formação de artistas (cursos, oficinas e conferências), difusão de conhecimentos, pesquisas e modos de criação ligados à mímica e ao teatro físico.

George Mascarenhas é Doutor em Artes Cênicas (PPGAC/UFBa), Mestre em Artes pela Universidade Federal da Bahia, Diploma de Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique (Londres-1998), Licence de Estudos Teatrais pela Université de la Sorbonne Nouvelle – Paris III.

Deborah Moreira é Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFBA), Formada em Mímica Corporal Dramática no Brasil em 2004, com o aval da École de Mime Corporel Dramatique de Londres. Bacharel em Interpretação Teatral pela Universidade Federal da Bahia em 2000.

Agenda

“O Tigre” – de 11 a 13/03

“Alegria de Viver”, de 15 a 17/04

“Jogo da Memória”, de 27 a 29/05

Local: Feira de Santana: Sala principal do Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares

Data: sexta a domingo, sempre às 19h

Mímica Corporal Dramática: Jogos e Improvisação – 11 e 12/03

Mímica Corporal e Criação Cênica – 15 e 16/04

Mímica Corporal e Dramaturgia – 27 e 28/05

Local: Feira de Santana: Sala multiuso do Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares Quando:

Data: sextas e sábados, das 9h às 12h

“Mímica Corporal Dramática – O Corpo e a Cena” – 12/03

“Mímica Corporal Dramática – Princípios Poéticos” – 16/04

“Teatro Físico e Criação Dramatúrgica” – 28/05

Local: Feira de Santana: Sala principal do Centro de Cultura Amélio Amorim – Av. Presidente Dutra, 222, Capuchinhos, 343 lugares (75) 3612-4516

Data:  Sábados, às 16h

 

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114857 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.