Câmara Municipal de Feira de Santana presta duas homenagens em uma sessão: Comenda Maria Quitéria e Título de Cidadania

Fachada da sede da Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS).
Fachada da sede da Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS).

Uma sessão, duas homenagens. Foi assim na noite da  terça-feira (16/03/2016),  na Câmara Municipal de Feira de Santana, que concedeu a Comenda Maria Quitéria a Joemar Rios de Oliveira e o Título de Cidadão Feirense a Dário Alves Mascarenhas. A iniciativa foi do vereador Isaías dos Santos, que ao cumprimentar os convidados que prestigiaram a sessão apresentou a trajetória dos homenageados.

Em seu discurso de saudação, Isaías destacou a importância das honrarias e os critérios de escolha dos contemplados. Ele disse que Joemar Rios nasceu em Mairi (BA) e veio para Feira de Santana os 18 anos, concluindo aqui o ensino médio, depois o curso de técnico em Logística, é policial militar, estudante de Direito e escritor premiado pelas publicações “O Filho Sábio” e “Imagine na Copa”.

O vereador apresentou José Dário Mascarenhas, natural de Iguapé (SP), trazido para a cidade com apenas alguns meses de vida, “tornando-se um cidadão feirense de fato, título que agora tem por direito”, conforme frisou. Atualmente,  o mesmo preside a Igreja Missionária Templo de Adoração e da Convenção das Igrejas Apostólicas na Bahia e vice-presidente nacional da CIDIEB. É também compositor e cantor Gospel.

O discurso de Joemar Rios foi em tom de gratidão: à Câmara Municipal, pela concessão da comenda, aos companheiros da PM, aos amigos escritores e à família. Ele falou sobre a importância de Maria Quitéria, que definiu como “uma guerreira militar” e dedicou a honraria a todos os escritores baianos e feirenses, afirmando que “a Literatura é a arte mais que perfeita”.

Professor, José Dário não se limitou à sala de aula. Antes de se tornar missionário, foi desportista e acumulou medalhas. Músico participa de festivais de música gospel. “Deus me presenteou durante a minha vida para me tornar o homem que sou”, disse emocionado. Agradeceu à família, e falou, com orgulho, de suas incursões pelo mundo das artes, principalmente a música e a poesia. Em sua homenagem, a sessão foi encerrada com apresentação da cantora Manu Bispo.

A mesa de honra da solenidade foi composta pelo 1º vice-presidente do Legislativo, vereador Roque Pereira, que conduziu os trabalhos; o secretário municipal de Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, que representou o prefeito José Ronaldo de Carvalho; e os homenageados Joemar Rios e Dário Mascarenhas, ao lado de suas respectivas esposas, Mara Denise Mello Silva e Yane da Silva Ferraz Mascarenhas.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115149 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.