452 veículos abordados e 134 autuados pela Caravana do Detran em Jacobina

Vista da Praça da Missão em Jacobina. Detran realiza operação no município.
Vista da Praça da Missão em Jacobina. Detran realiza operação no município.

Em quatro dias de ações educativas e de fiscalização no município de Jacobina, centro norte do estado, chamou a atenção da Caravana do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) a história do agricultor Rosário de Almeida, de 56 anos. Ele foi abordado durante uma blitz do órgão quando transportava a neta para a escola de moto. Liberado após apresentar a documentação e os equipamentos de segurança, o agricultor relatou um caso comovente.”Quando minha filha era criança, ela ia para a escola de carroça. Hoje, posso me dar ao luxo de trazer a neta de moto. Quando paro e penso nisso, vejo o quanto as coisas evoluíram e que é indispensável a fiscalização no trânsito. Antes de comprar a moto, tirei a habilitação e a documentação do veículo está toda paga”, afirmou.

No total, o Detran contabilizou 452 veículos abordados e 134 autuados em blitzes realizadas com o apoio da Polícia Militar e da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte. “O maior número de ocorrências em Jacobina foi a falta de habilitação, principalmente entre mototaxistas, o que preocupa muito. Eles colocam em risco a própria vida e a dos passageiros, transitando perigosamente, já que não dominam as leis de trânsito. Por isso, a importância da ação do Detran”, disse o coordenador da operação, capitão Rômulo Rodrigues. “Acho que devia ter blitz todo dia. Algumas pessoas não entendem, mas isso reflete em nossa segurança”, defendeu a esteticista Janira Oliveira, 32 anos.

Autoescolas, clínicas, empresas de vistoria e de placas credenciadas ao Detran foram também fiscalizadas. O órgão ainda monitorou a venda de peças nos ferros-velhos para coibir o comércio ilegal. A Autoescola Jacobina foi advertida por causa da falta de itens de acessibilidade no local e por usar uma moto sem retrovisor. A empresa recebeu o prazo de 48 horas para regularizar a situação, sob pena de ser notificada e ter as atividades suspensas.

Na área educativa, 433 alunos de escolas públicas do município participaram de palestras sobre cidadania e os servidores da 20ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) foram capacitados por instrutores do Detran para melhorar o atendimento à população.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário