UNEB contesta avaliação do Conselho Regional de Medicina da Bahia

A Universidade do Estado da Bahia torna público que recebeu com surpresa e indignação a declaração do CREMEB na pessoa do Dr. Otávio Marambaia.
A Universidade do Estado da Bahia torna público que recebeu com surpresa e indignação a declaração do CREMEB na pessoa do Dr. Otávio Marambaia.
A Universidade do Estado da Bahia torna público que recebeu com surpresa e indignação a declaração do CREMEB na pessoa do Dr. Otávio Marambaia.
A Universidade do Estado da Bahia torna público que recebeu com surpresa e indignação a declaração do CREMEB na pessoa do Dr. Otávio Marambaia.

Em nota, divulgada na quinta-feira (25/02/2016), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) contestou as críticas do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB), concernentes ao curso de medicina da instituição.

Confira o teor da nota ‘UNEB divulga nota sobre declaração do Conselho Regional de Medicina da Bahia’

A Universidade do Estado da Bahia torna público que recebeu com surpresa e indignação a declaração do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (CREMEB) na pessoa do Dr. Otávio Marambaia, em reportagem sobre a manifestação dos estudantes do curso de Medicina, exibida no Jornal da Manhã, da TV Bahia, no dia 23/02/2016.

Na declaração, considerada precipitada e inadequada pela universidade, o médico afirma que os estudantes da UNEB foram enganados, que acreditaram que teriam um curso de Medicina digno e correto, e que agora percebem que não têm campo de estágio, treinamento e professores para conduzi-los. Até o momento dessa reportagem, a UNEB não havia sido procurada diretamente ou ouvida pelo CREMEB para que a universidade pudesse se pronunciar institucionalmente.

A UNEB emitiu nota pública no dia 22/02/2016 informando à comunidade acadêmica e à sociedade em geral todos os encaminhamentos realizados no sentido de ampliar o quadro docente do curso e as medidas que visam garantir campo de estágio e treinamento para todos discentes, sem prejuízo à sua formação, bem como de oferecer infraestrutura laboratorial adequada.

Com sempre fez, a UNEB se coloca à disposição do CREMEB, para, inclusive, apresentar o plano de gestão do curso de Medicina, evidenciando os esforços e investimentos realizados desde a criação do curso e as suas perspectivas, compreendendo a permanente necessidade de avançar na consolidação dessa graduação.

Assim, reafirmamos a expectativa de a UNEB continuar mantendo um diálogo construtivo e respeitoso com o CREMEB em torno de todas as medidas e ações colaborativas para consolidar a área de Saúde da universidade.

Confira a nota pública da UNEB divulgada no dia 22de fevereiro ‘UNEB informa sobre encaminhamentos às demandas do curso de Medicina’

A Universidade do Estado da Bahia (UNEB) informa sobre os encaminhamentos referentes às principais demandas do curso de Medicina desta instituição, reconhecendo as dificuldades enfrentadas, e expressa os esforços empenhados para sua resolução.

Implantado em 2012, o curso de Medicina conta atualmente com 57 docentes, sendo desse total:

38 médicos nomeados para o curso desde 2012 até a presente data;

2 médicos já pertencentes ao quadro efetivo e disponibilizados para o curso;

16 docentes das diversas áreas de Saúde para atendimento dos componentes curriculares de saúde coletiva e ciências biológicas do curso;

1 professor substituto da área médica.

Confirmamos a necessidade de ampliação do quadro docente para atender a oferta de componentes curriculares ainda deste semestre, bem como do internato em 2016.1. Está em tramitação entre a UNEB e a Secretaria da Administração do Estado da Bahia (SAEB), em caráter de urgência, o processo de seleção pública simplificada (REDA) de 9 (nove) professores. O edital será publicado imediatamente após a autorização da SAEB, o que foi confirmado no dia de hoje (22/02) pela Secretaria.

A oferta de estágio para estudantes da área de Saúde da instituição é regularmente definida mediante convênios firmados com as Secretarias da Saúde do Estado (SESAB) e do Município (SMS) a fim de distribuir as vagas nos hospitais da rede de saúde pública e nos centros de saúde. Além disso, está em andamento o acordo de cooperação técnica entre a UNEB e o Hospital Roberto Santos visando oferecer campo de estágio para todos os discentes da área de Saúde da UNEB em Salvador, o que inclui os estudantes de Medicina. O acordo foi validado pelo Departamento de Ciências da Vida (DCV) desta Universidade e pelos docentes da área de Saúde, inclusive do curso de Medicina, em fevereiro de 2016.

Na época de sua implantação, o curso de Medicina já contava com a infraestrutura disponível aos demais cursos da área de Saúde da instituição: Nutrição, Enfermagem, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Farmácia. Compreendendo, no entanto, a necessidade de melhor atender a demanda do próprio curso, a gestão da Universidade disponibilizará novos espaços para implantação dos laboratórios de habilidades.

O projeto do laboratório de habilidades específicas ficou pronto em janeiro de 2016, após dois anos de discussões técnicas da área de Saúde, e agora estão sendo elaborados os projetos de engenharia da parte específica de elétrica, hidrossanitária, gases, além de mobiliário e segurança. O projeto será licitado com prioridade máxima e já foi previsto no orçamento de 2016.

Também está sendo discutida no Departamento de Ciências da Vida a definição do projeto da Policlínica, que irá consolidar novos espaços teórico-práticos. Depois de conduzida a discussão, serão definidos os projetos de engenharia.

Na perspectiva de fortalecer a infraestrutura do curso, com a aquisição de equipamentos para os laboratórios da área, firmou-se um convênio entre a UNEB e a SESAB, assinado em 2012, que se encontra ainda em vigência.

A Reitoria da UNEB reafirma seu constante empenho com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão e tem buscado articular junto à comunidade acadêmica as soluções para cumprir com seu compromisso de consolidar a área de Saúde desta Universidade.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141254 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário