

Uma verdadeira força-tarefa. A Secretaria de Saúde de Feira de Santana está unida ao Exército Brasileiro na luta contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, chikungunya e dengue. Nesta quinta-feira (11/02/2016) uma capacitação para os soldados envolvidos no trabalho foi realizada no 35º Batalhão de Infantaria.
A palestra foi ministrada pela bióloga Cintia Sacramento, da Vigilância Epidemiológica do município e o coordenador do Centro de Endemias, Edilson José. “O trabalho conjunto só vai somar. Serão visitados em torno de 364 mil imóveis até o dia 29 de fevereiro”, pontuou Edilson.
A ação prossegue no sábado, 13, onde 840 militares vão trabalhar na conscientização, esclarecimento e motivação da população feirense, com visitação a residências e estabelecimentos comerciais, quanto aos procedimentos para evitar focos do mosquito, por meio de panfletos educativos.
“Começamos o trabalho dentro do quartel, vasculhando as áreas internas e eliminando qualquer possível foco desse mosquito, pois até uma simples tampa de garrafa pode ser uma área de reprodução”, informou o Coronel Claudio Eduardo Bouças.
No período de 15 a 18 de fevereiro, serão realizadas ações de vistoria de residências e colocação de larvicida para a erradicação de focos e proliferação do mosquito nas áreas urbanas de Feira de Santana. Serão 80 militares acompanhando a equipe da Secretaria de Saúde na visita às residências.
Entre os bairros visitados, estão os que possuem maior incidência do mosquito, a exemplo do: George Américo, Cidade Nova, Santa Mônica, Feira X, Jardim Acácia, Barroquinha, Centro, João Paulo, Parque Lagoa Subaé, Lagoa Salgada, Parque Tamandari e Santo Antônio dos Prazeres.
Além dessas ações, o 35º BI disponibiliza militares para visitar escolas, explicando como deve ser o combate ao mosquito Aedes Aegypti. “Qualquer escola que tiver interesse em explicar aos seus alunos como deve ser feito o trabalho de conscientização em casa, na rua onde mora e no próprio ambiente de ensino, pode nos procurar”, afirma o Coronel Claudio. O telefone para contato do 35º BI é o 3603-7900.