Salvador: Neojiba realiza audições públicas no TCA

Apresentação da Neojiba no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Apresentação da Neojiba no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Apresentação da Neojiba no Teatro Castro Alves, em Salvador.
Apresentação da Neojiba no Teatro Castro Alves, em Salvador.

Entre os dias 17 e 24 de fevereiro de 2016 (quarta-feira), adolescentes e jovens de várias partes do estado participam das audições públicas do NEOJIBA, programa da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. O Teatro Castro Alves acolhe a seleção dos novos integrantes da Orquestra Castro Alves e do Coro Juvenil em 2016 – duas das principais formações musicais do programa NEOJIBA.

O processo seletivo para ambos os grupos foi aberto na primeira quinzena de Fevereiro, a partir de edital público divulgado no site www.neojiba.org e das redes sociais do programa. O Coro Juvenil abriu vaga para adolescentes e jovens entre 13 e 25 anos. Já a Orquestra Castro Alves recebeu inscrições para todos os interessados com até 25 anos.

Os selecionados nas Audições Públicas presenciais terão uma rotina regular de ensaios, que acontecem de segunda à sexta, no Teatro Castro Alves. Os que demostrarem aptidões pedagógicas poderão participar de um segundo edital interno, que irá definir quem serão os multiplicadores do programa NEOJIBA durante o ano de 2016.

Núcleos

Os multiplicadores são responsáveis pela disseminação do modelo social e pedagógico do programa nos sete Núcleos de Prática e Formação Orquestral e Coral. Estes Núcleos oferecem ensino musical através da prática orquestral e coral, criam e coordenam grupos autônomos de orquestra e coro, e realizam um trabalho de mobilização comunitária para promover a difusão e o acesso à música.

O programa NEOJIBA conta com Núcleos na Península de Itapagipe, no Bairro da Paz, Liberdade e no Complexo Nordeste de Amaralina. No interior do Estado, foram criados núcleos nos municípios de Simões Filhos, Porto Seguro e Feira de Santana. Através de uma ampla rede de parceiros locais, os multiplicadores do NEOJIBA também atuam em dez bairros da capital com Bases Comunitárias de Segurança e 21 cidades do interior do Estado.

Sobre o NEOJIBA – Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, o NEOJIBA tem por objetivo promover o desenvolvimento e a integração social, prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletiva. O NEOJIBA beneficia cerca de 4.600 crianças, adolescentes e jovens em todo o estado da Bahia. É uma ação da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social e seu diretor fundador é o maestro e pianista Ricardo Castro.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109903 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]